Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Regularização Patrimonial
Congresso em Foco
18/11/2025 17:00
O Plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (18) a proposta que cria o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp). O substitutivo da Câmara ao projeto de lei 458/2021 permite a atualização do valor de bens como imóveis e veículos para fins de Imposto de Renda e autoriza a regularização de patrimônios lícitos não declarados.
Apresentado originalmente pelo então senador Roberto Rocha (MA), o projeto já foi aprovado na Câmara, que promoveu ajustes e acrescentou medidas fiscais que estavam em uma medida provisória sobre IOF, já caducada.
Para pessoas físicas, a atualização patrimonial terá alíquota de 4% sobre a diferença entre o valor declarado e o valor de mercado, alternativa ao Imposto sobre Ganho de Capital, que varia de 15% a 22,5%.
Para pessoas jurídicas, serão cobrados 4,8% de IRPJ e 3,2% de CSLL. O valor atualizado passa a ser considerado o novo custo de aquisição em futuras vendas.
Na parte de regularização, o texto prevê multa de 100% do imposto devido, redução do prazo de adesão de 210 para 90 dias e possibilidade de parcelamento em até 24 meses. O substitutivo também diminui o período mínimo de manutenção dos bens atualizados e permite a atualização de patrimônio no exterior.
A Câmara aproveitou o substitutivo para incluir dispositivos da chamada MP do IOF (MP 1.303/2025), como:
Além do Rearp, o Senado poderá votar ainda nesta terça o projeto de lei 3.898/2023, que autoriza assistentes sociais de hospitais públicos a orientar pacientes sobre direitos previdenciários, e o projeto de lei 3.292/2025, que transforma três cargos vagos de juiz substituto em um cargo de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113975, "viewed": [ "113975" ], "context": "{\"articlekey\":113975,\"originalarticlekey\":\"113975\"}" }
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público