Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Vídeo
Congresso em Foco
18/11/2025 | Atualizado às 15:12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta terça-feira (18) à declaração do chanceler alemão Friedrich Merz sobre a passagem da delegação da Alemanha por Belém, durante a programação da COP30.
Durante a inauguração de uma ponte que liga o Pará ao Tocantins, o presidente afirmou que Merz teria perdido a oportunidade de experimentar a rotina local. Lula disse que ele "devia ter ido a um boteco", "devia ter dançado" e deveria ter provado a culinária da região antes de comparar Belém com Berlim. Segundo o presidente, experiências desse tipo mostrariam que a capital alemã "não oferece 10% do que o Pará oferece".
A fala de Merz ocorreu dias antes, no Congresso de Comércio Alemão. Ao relatar a viagem ao Brasil, ele disse ter perguntado aos jornalistas que o acompanharam quem gostaria de permanecer em Belém. De acordo com o chanceler, ninguém manifestou interesse. "Todos ficamos contentes por regressar à Alemanha", afirmou na ocasião.
Merz esteve no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes da COP30 e teve encontro bilateral com Lula durante a passagem pela capital paraense.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113994, "viewed": [ "113994" ], "context": "{\"articlekey\":113994,\"originalarticlekey\":\"113994\"}" }
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
TENTATIVA DE GOLPE
STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima