Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
19/11/2025 17:57
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado começará a ouvir governadores e secretários de Segurança Pública na primeira semana de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) pelo presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES). Ao todo, serão convidados 22 representantes de 11 unidades da Federação. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade, e a ordem das oitivas será definida por Contarato e pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Na sessão desta quarta, os parlamentares ouviram o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glautter de Azevedo Morais. Durante a abertura dos trabalhos, Contarato afirmou que o sistema prisional brasileiro tem fragilidades que favorecem o avanço das facções criminosas. "É inadmissível que, atrás das grades, nasça uma 'justiça paralela que distribua sentenças de vida e de morte. É inadmissível que ordens de ataque circulem com mais velocidade do que informações oficiais", declarou.
O presidente da CPI também destacou a falta de uniformidade entre os sistemas prisionais do país. "Cada presídio funciona de um jeito. Cada Estado adota um método. Cada sistema fala uma língua. E o crime organizado escuta todas", afirmou.
Confira a lista de autoridades convidadas:
Amapá:
Bahia:
Pernambuco:
Ceará:
Alagoas:
Santa Catarina:
Paraná:
Rio Grande do Sul:
Distrito Federal:
Rio de Janeiro:
São Paulo:
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114043, "viewed": [ "114043" ], "context": "{\"articlekey\":114043,\"originalarticlekey\":\"114043\"}" }
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
CÂMARA DOS DEPUTADOS
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público