Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Crise política e fatores externos contaminam economia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Crise política e fatores externos contaminam economia

Congresso em Foco

22/9/2006 5:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A crise política brasileira, agravada com um cenário externo adverso, acendeu o sinal de alerta dos investidores. O risco-país disparou 7,02% e atingiu 244 pontos. O dólar subiu 1,47%, para R$ 2,21, o maior nível desde 14 de julho. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) recuou 1,04% e fechou com o índice mais baixo desde o fim de junho.

A Bovespa acumula desvalorização de 3,70% desde a última sexta-feira, quando veio à tona o escândalo da compra do dossiê contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin. Muito mais do que qualquer efeito no resultado das eleições, os analistas afirmam que a principal preocupação dos investidores é em relação à governabilidade a partir de 2007.

"A alta do dólar nos últimos dois dias reflete o desconforto do mercado em relação à cena político-eleitoral", diz Jorge Knauer, gerente de câmbio do banco Prosper. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Knauer diz que um ponto importante que a atual crise levanta é o de como será o governo a partir do próximo ano. "O investidor está vislumbrando maiores dificuldades para governar em 2007", afirma.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria Integrada, diz que "o escândalo tende a dificultar o estabelecimento de acordos entre PT e oposição na aprovação de uma pesada agenda de reformas prevista para a próxima administração".

Nos Estados Unidos, a notícia desanimadora foi dada pelo braço do Fed (o banco central americano) de Filadélfia, que informou que seu índice de atividade empresarial ficou negativo neste mês, apontando desaquecimento econômico acima do desejado. O índice Dow Jones caiu 0,69%, e o Nasdaq, 0,67%.

Ontem, o risco-país dos emergentes subiu de forma generalizada. A crise de alguns "hedge funds", com recentes perdas estimadas em alguns bilhões de dólares, tem elevado a aversão ao risco. As crises políticas na Hungria e na Tailândia, que sofreu um golpe militar, têm colaborado para deixar os investidores mais cautelosos em relação aos emergentes.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE autoriza candidatura de acusado de sanguessuga

Vedoin isenta Serra, mas acusa sucessor

PMDB deve eleger a maior bancada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

3

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

4

PEC da Blindagem

Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição

5

LEI MARIA DA PENHA

Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES