Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEC da Blindagem
Congresso em Foco
20/9/2025 10:21
Movimentos sociais de esquerda convocaram manifestações em todo o país para este domingo (21), em reação à aprovação da chamada PEC da Blindagem e à tramitação em regime de urgência do projeto da anistia no Congresso Nacional.
Os atos, organizados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao Psol e ao PT, devem ocorrer em pelo menos 33 cidades, incluindo 22 capitais. Entre os grupos envolvidos estão o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).
A convocação acontece em meio a uma forte reação popular contra deputados que votaram a favor da PEC, medida criticada por muitos como um enfraquecimento da transparência. Internautas têm cobrado representantes e condenam a proposta como contrária ao interesse do povo.
Os parlamentares que apoiaram a medida alegam que a decisão fez parte de um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), numa tentativa de barrar o avanço do projeto de anistia. No entanto, no dia seguinte, a urgência para a votação da proposta foi aprovada.
As mobilizações também contarão com apresentações artísticas. No Rio de Janeiro, o protesto está marcado para as 14h em Copacabana, com shows de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em São Paulo, a concentração ocorrerá no MASP, na avenida Paulista, no mesmo horário.
Veja onde acontecem as manifestações:
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
LEIA MAIS
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem revive voto secreto que salvou deputado preso em 2013
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime