Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Frente da educação não descarta possibilidade de CPMI do MEC

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Escândalo no MEC

Frente da educação não descarta possibilidade de CPMI do MEC

Requerimento para abertura de CPMI para investigar escândalo no MEC é mantido como alternativa caso CPI no Senado enfrente resistência.

Congresso em Foco

12/4/2022 15:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Requerimento para abertura de CPMI para investigar escândalo no MEC é mantido como alternativa caso CPI no Senado enfrente resistência.
[fotografo] Marcelo Camargo/Agência Brasil [/fotografo]

Requerimento para abertura de CPMI para investigar escândalo no MEC é mantido como alternativa caso CPI no Senado enfrente resistência. [fotografo] Marcelo Camargo/Agência Brasil [/fotografo]
Diante das dificuldades para aprovar o requerimento de abertura de CPI no Senado para investigar as denúncias de corrupção dentro do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro, a Frente Parlamentar pela Educação cogita a possibilidade de retomar os esforços pela abertura da CPMI (CPI mista) semelhante, desta vez direcionando os esforços para a articulação na Câmara dos Deputados. "Como a gente percebeu que o Senado estava mais propício, decidimos concentrar energia lá. Mas sempre vamos agir pensando em várias alternativas, porque a gente sabe como é difícil enfrentar a base governista", explicou o deputado Israel Batista (PSB-DF), coordenador da Frente Parlamentar pela Educação. O deputado conta que a CPMI nasceu como um "plano A" da frente para investigar os escândalos no MEC. "Quando nós vimos que a Câmara tinha uma boa articulação governista contra o requerimento, a gente recorreu ao plano B, que é a CPI do Senado". Apesar de não contar mais com a mesma força, o requerimento da CPMI permanece "em standby" caso o pedido no Senado enfrente maior resistência. Até o momento, quatro senadores retiraram suas assinaturas do requerimento do Senado. O principal argumento, utilizado inclusive pelo vice-líder do governo no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), é o de que uma CPI em período eleitoral traria impacto sobre a candidatura da ala governista e serviria apenas de palanque para demais parlamentares. Israel Batista já considera que o argumento é inválido uma vez que parte da investigação busca apurar justamente a utilização de recursos do MEC para fins eleitorais por parte de Jair Bolsonaro e seus aliados. Para organizar a articulação, cada requerimento conta com um time específico de membros da bancada para buscar apoio: no Senado, o esforço é coordenado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Vieira (PSDB-SE). A CPI da Câmara é articulada por Rogério Correia (PT-MG), enquanto Israel Batista procura apoio assinantes para a CPMI. A última já conta com cerca de 90 assinaturas. Randolfe Rodrigues, por sinal, além de coordenar os esforços para avançar com a CPI do Senado, também demonstrou apoio à CPMI, sendo ele um dos signatários do pedido. Israel Batista explica que os dois não pretendem ainda abrir mão dos esforços para avançar com a CPI do Senado, e já possuem uma estratégia formada para tentar tornar ela possível: o senador seguirá articulando para recuperar as assinaturas perdidas, enquanto o deputado procura apoio na sociedade civil. "Vamos continuar apoiando os descaminhos do MEC de modo a criar condições para que a opinião pública pressione seja para a CPI, seja para a CPMI".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados CPI Jair Bolsonaro CPMI senado federal

Temas

Educação Corrupção Congresso Notícia

LEIA MAIS

MELHORES PARLAMENTARES

Descubra os vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Inclusão

Projeto propõe turismo acessível para pessoas com autismo

Operadoras de serviço

Deputado propõe volta do prefixo 0303 em ligações de telemarketing

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

2

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

3

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

4

Prêmio Congresso em Foco 2025

Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

5

Prêmio Congresso em Foco 2025

Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES