Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara estabelece prazo de validade para RG

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara estabelece prazo de validade para RG

Congresso em Foco

10/11/2010 13:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Edson Sardinha

A carteira de identidade poderá ter prazo de validade. Uma proposta aprovada hoje (10) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara prevê que o documento de Registro Geral terá de ser revalidado a cada 20 anos. Caso a carteira tenha sido emitida antes de o cidadão completar 18 anos de idade, a renovação terá de ser feita em até dez anos. Atualmente, não há prazo de validade para a carteira de identidade.
O texto foi aprovado em caráter conclusivo (ou seja, não precisará ser analisado pelo Plenário a não ser que haja apresentação de recurso) e será enviado ao Senado. O projeto também assegura a validade em todo o território nacional dos documentos de identificação expedidos pelo Ministério da Defesa.

O projeto ainda cria duas categorias de documentos de identificação. A carteira de identidade será considerada documento de identificação primário. O passaporte, a carteira de habilitação e as carteiras funcionais e profissionais passam a ser classificadas como documento de identificação secundária.

O relator, deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), manteve os pareceres aprovados pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública a uma proposta enviada pelo Executivo.

O projeto inicialmente assegurava a validade em todo o território nacional da carteira de identidade expedida pelo Ministério da Defesa. Segundo o governo, nem sempre os documentos emitidos pelos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica eram aceitos em processos para obtenção de passaporte e carteira de habilitação.  O texto, porém, foi alterado substancialmente na Comissão de Relações Exteriores, onde foi relatado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

A proposta também admite que a União, o Distrito Federal e os estados firmem convênio, sob supervisão do Ministério da Justiça, para atualizar os dados do cartão do registro de identidade civil - novo documento que terá um chip com informações sobre cada cidadão.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Comissão flexibiliza horário da Voz do Brasil

Senado chama Meirelles para falar sobre Panamericano

CCJ do Senado aprova a PEC da Felicidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES