Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/5/2009 13:35
Rodolfo Torres
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta-feira (27) que a CPI da Petrobras será instalada na próxima terça-feira (2), às 10h. O peemedebista também afirmou que as indicações para o colegiado serão lidas nesta tarde, no plenário da Casa.
Ontem, a base governista indicou seus membros para compor a comissão que investigará denúncias de irregularidades na estatal. (leia mais)
Contudo, a oposição exige ficar com a presidência e a relatoria dessa CPI. Para tanto, obstrui as votações em plenário. O objetivo é pressionar o governo e conseguir os cargos. Caso contrário, seria derrubada a validade de uma medida provisória que autoriza a União a emprestar R$ 100 bilhões ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomentar o Fundo Soberano. Se não for analisada até a próxima segunda-feira, a medida provisória perderá a validade.
Conforme explicou o presidente do Senado, a obstrução é um artifício regimental utilizado em todos os parlamentos. "É um problema político que deve ser enfrentado entre a maioria e a minoria."
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime