Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
terça-feira, 8 de julho de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vídeo: Bolsonaro defende na Argentina o que sempre desprezou, a ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 7823, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":7823}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

extrema-direita

Vídeo: Bolsonaro defende na Argentina o que sempre desprezou, a democracia

Apesar de se declarar como "amante da liberdade" após eleição de Milei, Bolsonaro coleciona uma série de episódios com ataques à democracia.

Congresso em Foco

14/12/2023 | Atualizado às 10:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bolsonaro esteve na posse de Javier Milei, Foto: Reprodução

Bolsonaro esteve na posse de Javier Milei, Foto: Reprodução
Mesmo inelegível e fora do exercício de qualquer cargo público, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido como autoridade durante a posse de Javier Milei na presidência da Argentina no último domingo (10). O ex-mandatário brasileiro estava acompanhado em Buenos Aires por uma comitiva formada pelo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outros, para prestigiar o aliado ideológico argentino. Na ocasião da eleição de Javier Milei, o ex-chefe do Executivo reforçou o apoio ao presidente argentino eleito e a vitória da democracia. "Hoje a Argentina representa muito para aqueles que amam a democracia e respiram a liberdade" disse em publicação no X (antigo Twitter). Apesar de valorizar a democracia na postagem e se declarar como "democrata" e "amante da liberdade" durante videochamada com Milei, o ex-presidente coleciona uma série de episódios com ataques à democracia. Relembre esses episódios: Abaixo, a conversa de Bolsonaro com Milei após sua eleição, na qual ele diz ser um amante da democracia:

- Segunda-feira - 20/novembro. - 10h20. - @JMilei , @jairbolsonaro e @BolsonaroSP pic.twitter.com/4SfFlLE5ep

- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 20, 2023
Tortura, ditadura e eleições Os posicionamentos de Bolsonaro sobre temas como tortura, ditadura militar e legalidade do processo eleitoral corroboraram para a conclusão de que ele diversas vezes atacou a democracia, de acordo com relatório das Nações Unidas publicado em junho deste ano. Apesar de acusar o ex-presidente de ferir a democracia, o documento do Conselho de Direitos Humanos da ONU não tem poder de aplicar sanções a ele. A Organização das Nações Unidas acusou Bolsonaro, entre outros crimes, de atacar as instituições democráticas, colocar em dúvida o sistema eleitoral do país, promover a influência militar em ministérios, defender abertamente a ditadura militar brasileira, e minimizar a pandemia e seus efeitos. A defesa do regime militar e da tortura, por exemplo, antecedem seu mandato como presidente. Durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016, Bolsonaro homenageou o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra como "pavor" da líder do Executivo. O coronel, já falecido, foi o primeiro a ser condenado por tortura referente ao período da ditadura militar no Brasil. Dilma aponta Ustra como o responsável pelas sessões de tortura que sofreu enquanto esteve presa no Doi-Codi. Em entrevistas antigas, Bolsonaro admitiu ser apoiador de tortura e chegou a lamentar o número de mortos pela ditadura militar.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

democracia vídeo Jair Bolsonaro assista Javier Milei

Temas

País

LEIA MAIS

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

Relações Exteriores

Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }