Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Consulta aos jornalistas chega ao último dia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Consulta aos jornalistas chega ao último dia

Congresso em Foco

18/9/2008 | Atualizado 21/8/2018 às 17:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Continua em ritmo intenso a coleta de votos para a primeira etapa da terceira edição do Prêmio Congresso em Foco 2008. Ao fim do segundo e penúltimo dia da consulta aos jornalistas, 183 profissionais que cobrem a atividade política para diversos veículos do país escolheram, até às 22h de ontem (17), os deputados e senadores que, em sua avaliação, mais bem representam a população brasileira. O resultado da votação será anunciado por este site amanhã (19).

Durante todo o dia, integrantes da equipe do Congresso em Foco percorreram as dependências do Congresso Nacional em busca dos jornalistas que, mesmo em um dia movimentado – a despeito do recesso branco pré-eleitoral –, interrompiam brevemente suas tarefas para depositar seu voto na urna.

Na cédula, espaço para a seleção de até 15 deputados e dez senadores e também para a escolha do parlamentar que mais se destaca na promoção da Justiça e no combate à corrupção.

Editores, colunistas, repórteres, produtores e pauteiros, entre outros profissionais do jornalismo, dos mais variados veículos, fizeram questão de escolher os melhores representantes do povo no Parlamento.

Cabe aos jornalistas fazer a pré-seleção dos parlamentares que serão submetidos à avaliação do internauta a partir da próxima segunda-feira (22). Passarão à segunda etapa de votação os 25 deputados e 15 senadores que receberem mais votos dos profissionais encarregados de fazer a cobertura jornalística do Congresso Nacional. E também os cinco mais bem avaliados por sua atuação no combate à corrupção.

Neste último dia de consulta aos jornalistas, além da Câmara e do Senado, também serão visitadas as editorias de política das principais redações da capital federal. Uma delas, a do Correio Braziliense, já recebeu ontem à noite a urna de votação.

Rotina quebrada

A exemplo do que havia ocorrido já na terça-feira, a votação mudou a rotina dos jornalistas credenciados nas duas casas legislativas, que exerceram o direito ao voto de forma descontraída e bem-humorada. A depender do que foi verificado nos dois primeiros dias de coleta de votos, o total de registros ultrapassará facilmente 200 votantes. No ano passado, 188 jornalistas votaram.

A movimentação atípica, dado o esvaziamento do Congresso em época de campanhas eleitorais nos municípios, foi causada pelos depoimentos de autoridades à CPI dos Grampos da Câmara e à Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência sobre a polêmica questão das escutas telefônicas clandestinas.

A presença dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix, além do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Correa, e do diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, provocou um natural deslocamento de jornalistas aos referidos colegiados. Mas não prejudicou a coleta de votos.

Descontração

O bom-humor e a irreverência marcaram as votações desta quarta-feira. Urna a postos, a “comitiva” do Congresso em Foco testemunhou a entusiasmada troca de informações sobre os premiáveis entre os jornalistas de política.

“Vocês estão combinando voto, hein?!”, disparava um votante que, isolado e fazendo valer o caráter sigiloso do voto, brincava com os colegas. Ao concluir sua votação, o jornalista depositou a cédula e, “traindo” a ética eleitoral, fez uma ou duas sugestões de voto aos companheiros.

Alguns jornalistas alegavam que “é muita gente” para ser selecionada em apenas 25 nomes (15 deputados e 10 senadores). Mais precisamente 513 deputados e 81 senadores – ou seja, 594 nomes a serem lembrados.

Muitas vezes, a exemplo do primeiro dia de votações, o instrumento de consulta para os “esquecidos” foi o livro “O que esperar do novo Congresso: perfil e agenda da legislatura 2007/2011”, produzido e publicado pelo Congresso em Foco no ano passado, em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Em outros casos, as páginas da Câmara e do Senado na internet foram a salvação.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Prêmio Congresso em Foco

LEIA MAIS

Tucana não pode concorrer em Viçosa (CE), diz TSE

Senador quer conselho para atividades de inteligência

Para presidente da CPI, há disputa entre Jobim e Félix

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES