Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/1/2007 | Atualizado às 20:15
O bloco formado pelas duas maiores bancadas da Câmara, o PMDB e o PT, que apóia a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP) à presidência da Câmara, terá direito a seis dos 11 cargos da mesa diretora. No entanto, para garantir a eleição de Chinaglia, o bloco decidiu abrir mão de dois cargos. Leia mais
Por sua vez, o bloco formado pelo PSDB, PFL e PPS poderá fazer três escolhas (leia mais). Já o terceiro maior bloco, composto por PCdoB, PSB, PDT, PHS, PAN e PMN, ficará com duas escolhas.
PMDB, PT, PP, PTB, PSC, PR (fusão do PL e do Prona) e PTC, que juntos têm 273 deputados, poderão escolher o primeiro, o segundo e o terceiro cargos da mesa diretora, além de terem direito à quinta, sétima e décima escolhas das 11 possíveis.
A quarta escolha caberá ao PSDB, PFL e PPS, segundo maior bloco com 153 deputados. Assim como a sexta e a nona escolhas. O bloco composto por PCdoB, PSB, PDT, PHS, PAN e PMN poderá escolher o oitavo e o último cargos.
Os partidos que não entraram em blocos – PV, Psol e PRB – ficarão de fora das escolhas da mesa.
Comissões
Embora o número de comissões para a próxima legislatura ainda não esteja completamente definido, já foi feita uma previsão da divisão dos cargos para cada bloco.
Os cargos repartidos em cada comissão são: presidência, 1ª vice-presidência e 2ª vice-presidência.
No biênio 2005/2006 foram realizadas 20 comissões, sendo que duas delas, a de Legislação Participativa e a de Segurança Pública e Combate ao Crime, eram cumulativas, ou seja, o titular pôde participar dela e de outras comissões.
Se mantidos esses números, o maior bloco (PMDB, PT, etc) terá direito a 11 presidências, 11 primeiras vice-presidências e 11 segundas vice-presidências. O segundo maior bloco (PFL, PSDB e PPS) ficará com seis cargos de cada tipo e o terceiro bloco (PCdoB, PSB, etc) terá três escolhas para cada uma das posições.
O secretário geral da mesa, Mozart Viana, disse que pedirá ao novo presidente uma reunião para redefinir o número de comissões e verificar se terão comissões cumulativas. De acordo com ele, a definição completa deverá sair entre 6 e 8 de março.
Leia também
Disputa por cargos detona "guerra de blocos"
Fruet acredita em mais votos do PFL
PSDB ficará com a 1ª vice-presidência da mesa diretora
Por Chinaglia, PT abre mão de dois cargos
Fruet registra candidatura à presidência da Câmara
Ciro: formação de blocos "é uma tragédia"
Deputados criticam "bloco" de Chinaglia
PFL indica José Carlos Machado para 4ª secretaria
PT indica mulher para 4ª suplência da mesa
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores