Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pacheco aciona Alexandre Moraes por lista de vítimas de espionagem da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Abin paralela

Pacheco aciona Alexandre Moraes por lista de vítimas de espionagem da Abin

Rodrigo Pacheco encaminhou ofício ao ministro Alexandre de Moraes solicitando detalhes sobre a atuação da Abin paralela contra parlamentares.

Congresso em Foco

31/1/2024 | Atualizado 1/2/2024 às 12:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodrigo Pacheco encaminhou ofício ao ministro Alexandre de Moraes solicitando detalhes sobre a atuação da Abin paralela contra parlamentares.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Rodrigo Pacheco encaminhou ofício ao ministro Alexandre de Moraes solicitando detalhes sobre a atuação da Abin paralela contra parlamentares. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um ofício solicitando informações sobre o inquérito que investiga a utilização da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por parte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para espionar adversários políticos. Dentre as informações solicitadas, está a lista de parlamentares que possam ter sido vigiados clandestinamente. As denúncias de uso político do aparato da Abin, e de seu aparelhamento na forma do aparato que ficou conhecido como "Abin paralela", são descritas por Pacheco como de "extrema gravidade", e se confirmadas "constituem uma grave violação dos direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal", em especial nos artigos que tratam do sigilo e da privacidade. Para além disso, o senador ressalta que uma espionagem a deputados e senadores sem permissão judicial configura "afronta às prerrogativas parlamentares, especialmente quanto à garantia de livre exercício do mandato e do sigilo de suas fontes", tornando necessário que tais abusos sejam de conhecimento do parlamento caso verídicos. Diante da gravidade das denúncias, Pacheco pede a Moraes que apresente as informações obtidas até o momento sobre "a existência de indícios de monitoramento ilegal de Deputados Federais e Senadores da República, com a devida identificação dos mesmos", bem como até que ponto estes teriam sido monitorados, e quais informações foram colhidas sobre eles. Pacheco havia anunciado na segunda-feira (29) que faria a solicitação ao relator sobre as vítimas de espionagem. Até o momento, os alvos identificados dentro do Congresso Nacional foram o ex-deputado Rodrigo Maia, que presidiu a Câmara entre 2016 e 2021, e Joice Hasselmann, primeira líder do governo Bolsonaro na Casa, que gradualmente se tornou rival do ex-presidente. Confira o ofício:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado STF abin Alexandre de Moraes

Temas

Judiciário Congresso Notícia

LEIA MAIS

VÍDEO

Moraes repudia ameaças de Eduardo Bolsonaro a Hugo Motta e Alcolumbre

JUDICIÁRIO

No plenário do STF, Moraes afirma que vai "ignorar" sanções dos EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES