Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares pedem a cassação de Nikolas Ferreira após discurso ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ódio e preconceito

Parlamentares pedem a cassação de Nikolas Ferreira após discurso transfóbico na Câmara

Nikolas não é homem, é moleque, diz Tabata Amaral. Deputada anunciou que vai entrar com processo contra o colega mineiro no Conselho de Ética

Congresso em Foco

8/3/2023 | Atualizado às 18:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Tabata Amaral:

Tabata Amaral: "Nikolas não é homem, é um moleque". Foto: Pablo Valadares/Ag. Câmara
A fala transfóbica do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na sessão solene do Dia das Mulheres, realizada nesta quarta-feira (8), gerou reações dentro e fora da Câmara. Na ocasião, o deputado, usando uma peruca loira, afirmou que "as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres", o que provocou reações nas redes sociais e ocupou os assuntos mais comentados durante o dia. A Aliança Nacional LGBTI+ se posicionou, por meio de nota, e disse que tomará as medidas legais para responsabilização do deputado. "A transfobia não pode ser tolerada, em especial quando ocorre de forma institucional", apontou a nota. O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) anunciou que entrará no Conselho de Ética e enviará notícia-crime ao STF por crime de transfobia contra o deputado. "Nenhuma transfobia terá palco. E nenhuma transfobia passará sem respostas políticas e jurídicas à altura. Transfobia é crime", escreveu Erika Hilton no Twitter. Erika e Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras mulheres trans a se elegerem deputadas. A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) afirmou que Nikolas "não é um homem, é um moleque" e anunciou que entrará com pedido de cassação do seu mandato deputado. "Quando você ofende uma mulher você ofende todas nós. Quando você faz uma fala criminosa como essa, você coloca a fala de todas nós em risco. Essa é a casa do povo, não dá pra que a gente finja que nada aconteceu" afirmou a deputada do PSB.
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por Tabata Amaral (@tabataamaralsp)

Talíria Petrone (Psol-RJ) também se manifestou por meio do Twitter: "A imunidade parlamentar não pode ser justificativa para destilar ódio e cometer crimes. Nikolas Ferreira precisa ser responsabilizado pelo show de transfobia que deu hoje na Câmara".
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por Talíria Petrone (@taliriapetrone)

Nikolas já é alvo de denúncia do Ministério Público em Minas Gerais por transfobia por declarações contra a também deputada Duda Salabert, em 2020, quando ambos eram vereadores de Belo Horizonte. No discurso desta quarta-feira, o deputado fez um alerta para as possíveis punições que ele mesmo pode receber por proferir um discurso conscientemente transfóbico. "Eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade. Eu, por exemplo, posso ir para a cadeia, deputados, caso eu seja condenado por transfobia. (.) Ou você concorda com o que eles estão dizendo ou caso contrário você é um transfóbico, homofóbico e preconceituoso". Nikolas Ferreira, de 26 anos, foi eleito em outubro o deputado federal mais votado do Brasil, com 1.492.047 votos. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o jovem defende a bandeira conservadora e tem suas redes sociais como principal ferramenta de divulgação. No Instagram, por exemplo, Nikolas possui mais de 3 milhões de seguidores. Ele é o terceiro deputado federal mais votado na história do país. Ele fica atrás de Enéas Carneiro (Prona-SP), eleito em 2002 com 1,57 milhão de votos, e de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), eleito em 2018 com 1,84 milhão de votos. (Por Bruna Souza)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

transfobia taliria petrone Tabata Amaral Duda Salabert Nikols Ferreira Herika Hilton

Temas

Direitos Humanos Nota Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES