Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF prende ex-chefe do Departamento Operacional da PMDF por atos ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Operação Lesa Pátria

PF prende ex-chefe do Departamento Operacional da PMDF por atos golpistas

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão.

Congresso em Foco

7/2/2023 9:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Foto: PF/Divulgação

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (7) a 5ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os envolvidos nos atos golpistas realizados em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro. Entre os mandados de prisão cumpridos pela corporação, está o do ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Jorge Eduardo Naime Barreto. Barreto era o comandante da PMDF no dia dos atos golpistas, mas documentos obtidos pelo portal Metropóles apontam que ele pediu dispensa entre os dias 3 e 8 de janeiro. Seu último dia de folga coincidiu com a invasão das sedes dos três poderes. Também foram presos o tenente Rafael Pereira Martins, o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM-DF, e o major Flávio Silvestre de Alencar. Em uma filmagem realizada no dia dos atos, Alencar aparece liberando o acesso para que os golpistas entrassem no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, a PF cumpre no Distrito Federal três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF. São apurados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Segundo um balanço da PF, até esta terça-feira já foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão. Desde a terceira fase da operação ela se tornou permanente, com a PF divulgando "atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas". No Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino destacou que a Polícia Federal segue investigando os fatos ocorridos no dia 9 de janeiro. "As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus 'homicidas'", afirmou Dino.

Polícia Federal segue fazendo trabalho de investigação dos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro. As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus "homicidas"

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 7, 2023
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF PMDF Flávio Dino Atos golpistas Operação Lesa Pátria

Temas

Segurança Pública País Nota

LEIA MAIS

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

ENCHENTES

Comissão de Orçamento aprova R$ 7 bilhões para o Rio Grande do Sul

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aumenta pena para crimes contra profissionais de saúde

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

4

TENTATIVA DE GOLPE

Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro

5

Gripe Aviária

Minas Gerais declara emergência sanitária por gripe aviária em BH

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES