Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF prende ex-chefe do Departamento Operacional da PMDF por atos ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Operação Lesa Pátria

PF prende ex-chefe do Departamento Operacional da PMDF por atos golpistas

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão.

Congresso em Foco

7/2/2023 9:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Foto: PF/Divulgação

Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (7) a 5ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os envolvidos nos atos golpistas realizados em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro. Entre os mandados de prisão cumpridos pela corporação, está o do ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Jorge Eduardo Naime Barreto. Barreto era o comandante da PMDF no dia dos atos golpistas, mas documentos obtidos pelo portal Metropóles apontam que ele pediu dispensa entre os dias 3 e 8 de janeiro. Seu último dia de folga coincidiu com a invasão das sedes dos três poderes. Também foram presos o tenente Rafael Pereira Martins, o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM-DF, e o major Flávio Silvestre de Alencar. Em uma filmagem realizada no dia dos atos, Alencar aparece liberando o acesso para que os golpistas entrassem no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, a PF cumpre no Distrito Federal três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF. São apurados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Segundo um balanço da PF, até esta terça-feira já foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão. Desde a terceira fase da operação ela se tornou permanente, com a PF divulgando "atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas". No Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino destacou que a Polícia Federal segue investigando os fatos ocorridos no dia 9 de janeiro. "As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus 'homicidas'", afirmou Dino.

Polícia Federal segue fazendo trabalho de investigação dos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro. As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus "homicidas"

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 7, 2023
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF PMDF Flávio Dino Atos golpistas Operação Lesa Pátria

Temas

Segurança Pública País Nota

LEIA MAIS

SEGURANÇA PÚBLICA

CCJ da Câmara aprova relatório da PEC da Segurança Pública

JOGO DE PODER

De Bebianno a Tarcísio: a autofagia como jeito Bolsonaro de ser

TROCA DE FARPAS

Eduardo confronta Tarcísio sobre tarifas: "não espero que entenda"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Leia a íntegra do documento da PGR que pede condenação de Bolsonaro

2

APURE-SE

Hugo Motta reage a rumores e pede apuração de servidores remotos

3

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações

5

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES