Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Parlamentares falam em fuga e criticam uso de passaporte diplomático ... | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares falam em fuga e criticam uso de passaporte diplomático por Weintraub

20/6/2020 16:54

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

[fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo]

[fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo]
Deputados e senadores classificaram a saída do ex-ministro Abraham Weintraub do Brasil como uma fuga e criticaram o uso do passaporte diplomático de ministro horas antes da exoneração oficial. Depois de ter anunciado sua saída do Ministério da Educação (MEC), Weintraub recebeu uma indicação para o Banco Mundial, em Washington. Ele deixou o país na noite de sexta (19) e, após o desembarque em solo americano, a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). > Distrito Federal tem recorde de casos confirmados de covid-19 em 24 horas Colecionador de polêmicas, Weintraub é investigado no âmbito do inquérito das fake news, que investiga ataques feitos contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Em ato contra o STF no domingo (14), ele voltou a atacar a Corte. “Já falei a minha opinião, o que faria com esses vagabundos”, disse ele, que defendeu, em reunião ministerial de 22 de abril, que os ministros do Supremo fossem presos. O líder da Minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), considerou que o uso do passaporte diplomático de ministro foi ilegal e imoral. “A utilização do passaporte diplomático de ministro foi ilegal, além de imoral. É desvio de finalidade. Como fugitivo internacional que é, Weintraub deve ser deportado ao Brasil e ser preso”, disse ele.

Não pedimos a prisão de Weintraub à toa. Sabemos sua índole. Se está nos EUA, está FUGINDO. A utilização do passaporte diplomático de ministro foi ilegal, além de imoral. Desvio de finalidade. Como fugitivo internacional que é, Weintraub deve ser deportado ao Brasil e ser PRESO!

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) June 20, 2020
Para a ex-líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a viagem de Weintraub para os Estados Unidos teve “cara de fuga”. Ex-aliada do governo, ela afirmou que o presidente Jair Bolsonaro arriscou a imagem do Brasil ao indicar Weintraub para uma cadeira no Banco Mundial.

Teve cara de fuga.

A exoneração de @AbrahamWeint foi publicada somente após o então ministro pisar em solo americano. O governo driblou o isolamento q restringe a entrada de brasileiros: Weintraub entrou nos EUA como ministro e com o passaporte diplomático. — Joice Hasselmann ANTI BOLSOLULA🇧🇷 (@joicehasselmann) June 20, 2020
A deputada Natália Bonavides (PT-RN), por sua vez, considerou que a exoneração de Weintraub foi bem calculada e questionou a existência de desvio de finalidade no ato.

Weintraub basicamente usou as últimas horas como ministro e o passaporte diplomático pra fugir do país. Sua exoneração saiu, bem calculada, só hoje, sábado, quando já estava fora e longe da justiça brasileira. Já demitido mas ainda nomeado só para obstruir. Desvio de finalidade?

— Natália Bonavides (@natbonavides) June 20, 2020
O líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), chamou de “vergonhosa” a atitude do presidente e falou na possibilidade de extradição.

Vergonhosa a atitude de um Presidente (?) que deixa pra exonerar um Ministro depois que ele consegue entrar nos EUA por conta de seu cargo. Extradição existe, fugitivo @AbrahamWeint !

— André Figueiredo🌹🇧🇷 (@andrepdt12) June 20, 2020
> Justiça nega pedido de prisão domiciliar de Fabrício Queiroz
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

MEC Randolfe Rodrigues Banco Mundial Ministério da Educação passaporte diplomático Abraham Weintraub

Temas

Governo Congresso
ARTIGOS MAIS LIDOS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES