Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
11/11/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 16:57
Temo que a falta de sensibilidade e sabedoria sobre o exercício de direito tão sagrado já esteja começando a feri-lo - com consequências imprevisíveis.
Perceba que já começa a multiplicação, pelo mundo afora, de práticas e mecanismos destinados a extirpar opiniões e mensagens de "conteúdo impróprio". Mas o que vem a ser um "conteúdo impróprio", afinal?
É quando descortina-se, no horizonte, uma realidade muito sombria. E tão mais sombria quando percebe-se que a dizer o que pode e o que não pode ser exprimido não são mais apenas governos despóticos ou ditaduras sanguinárias, mas simples funcionários de empresas privadas.
Medite sobre isto: quando a humanidade começa a ter, pela primeira vez na história, ferramentas maravilhosas que permitem imenso acesso à informação e ao conhecimento, depara-se com mecanismos de controle tão difusos quanto desconhecidos e ilegítimos! Quem ganha com isso?
Neste momento - especialmente neste momento - imensa é a responsabilidade do mundo das leis, qual a de definir, com serenidade e sabedoria, o que pode e o que não pode ser. Traçar uma linha de fronteira além da qual não há que a ofensa, o desrespeito à essência dos nossos semelhantes e lamentável desserviço a uma causa tão nobre.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
> Leia mais textos do autor.
Temas
Política paulista
Finanças públicas
Economia e inovação
Economia e inovação