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O fim dos likes pode afetar as agências de fact-checking

Patrícia Marins Miriam Moura

Patrícia Marins Miriam Moura

23/9/2019 | Atualizado às 8:41

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A Lupa, agência de fact-checking brasileira, afirma que a desmetrificação das publicações com o fim dos likes atrapalha a checagem de fatos. Além de balançar o marketing digital, que perdeu um dos principais indicadores de sucesso de contas, a ausência do número de curtidas torna mais difícil o trabalho de checagem de fatos. O Instagram não mostra mais o número de curtidas de um post, o YouTube não declara mais a quantidade exata de inscritos nos canais, e outras redes, como Facebook e Twitter, estão indo pelo mesmo caminho. Isso pode ser muito positivo do ponto de vista da saúde mental dos usuários, que se tornaram sedentos por likes de aprovação, e pelo fato de que agora a qualidade do conteúdo ganha mais relevância. Por outro lado, a ausência da métrica dos likes afeta critérios de comunicação antes definidos. Um dos fatores para determinar se uma notícia merece ou não checagem dentre tantas possíveis fake news é o número de curtidas, que indicariam o quão disseminada está a informação. Por isso, a Lupa afirma que os checadores deveriam ser consultados antes de as redes realizarem mudanças em métricas e no algoritmo. Confira! Saiba mais

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> Carlos Bolsonaro será convocado, diz presidente da CPI das Fake News

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