Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
7/5/2018 | Atualizado 10/10/2021 às 16:26
[fotografo]Reprodução[/fotografo][/caption]Não havendo poupança pública, ao contrário, havendo drenagem de recursos privados para financiar o deficitário Estado brasileiro, se impõe uma agressiva e criativa política de construção de parcerias com os investidores privados. Ao lado de privatizações e concessões, aonde houver viabilidade econômica e financeira, é inadiável a consolidação de PPPs para superarmos os gargalos da economia e da infraestrutura social e logística.
Em Minas e no Brasil, temos bons exemplos de sucesso de parcerias. O avanço nos aeroportos brasileiros é visível, prova disso é Confins. A Infraero não conseguiria bancar os investimentos e garantir gestão eficiente. No sistema penitenciário, Minas produziu a mais inovadora experiência de parceria em Ribeirão das Neves. Os resultados são os melhores possíveis. As UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) foram uma iniciativa premiada e reconhecida por seus frutos.
Recentemente, a prefeitura de Betim coordenou a montagem da parceria do Aeródromo Inhotim com diversas empresas privadas, o que resultará em investimentos de R$ 160 milhões e alavancará o desenvolvimento regional nas áreas de alta tecnologia, manutenção aeronáutica, produtos farmacêuticos e turismo. Inhotim hoje é referência internacional.
Para o sucesso dessa estratégia de desenvolvimento precisamos, além do equilíbrio macroeconômico, gerar um ambiente de confiança para os investidores, com regras claras e permanentes, fundo garantidor e estímulos governamentais.
O modelo de desenvolvimento centrado no Estado brasileiro se esgotou. Temos que abrir alas para os empreendedores privados e assim desencadearmos um ciclo de inovações e investimentos, gerando empregos e renda para assegurar a melhoria da qualidade de vida de nossa população.
Do mesmo autor:
<< Cinco crises à procura de uma saída << Dias que fazem a História
Tags
Temas
Política
Eleições e território
Serviços públicos
Política global