Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cadastro positivo, uma mudança necessária | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Marcus Pestana

Regras fiscais e sustentabilidade econômica

Marcus Pestana

O desafio maior: a guerra que não pode ser perdida

Marcus Pestana

A democracia ameaçada

Marcus Pestana

Perde o Brasil sem Rodrigo Pacheco no STF

Marcus Pestana

A economia e a medicina

Cadastro positivo, uma mudança necessária

Marcus Pestana

Marcus Pestana

23/4/2018 | Atualizado 10/10/2021 às 16:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA
Dentro da profunda crise nacional, com suas múltiplas faces, uma prioridade emerge de maneira inequívoca: a retomada do crescimento e a geração de empregos. Decifrar nosso “voo de galinha” na economia, construindo um cenário de desenvolvimento sustentado, é central. A superação consistente da grande recessão verificada nos anos do governo Dilma, com crescimento zero em 2014 e crescimento negativo médio de 3,7% em 2015 e 2016, só será possível se empreendermos umas série de reformas macro e microeconômicas. O crescimento é puxado pelos investimentos público e privado, pelo consumo governamental e das famílias, pelo comércio exterior e pela estabilidade institucional que garanta segurança jurídica no longo prazo, para estimular o ânimo dos atores relevantes da economia. Do setor público, dada a radical crise fiscal, poucas soluções diretas virão. Trata-se de gerar um ambiente favorável ao investimento e ao consumo privado. Para além das grandes reformas estruturais, há uma agenda de reformas microeconômicas importantes que podem alavancar a retomada do crescimento ainda incipiente e frágil. Já fizemos alguns avanços como a mudança das regras do pré-sal, as reestruturações dos setores mineral e energético, a TLP, a reforma trabalhista. Mas muito ainda há a ser feito. É aí que entra a aprovação da Lei do cadastro positivo. Nesta semana, a Câmara dos Deputados deliberará sobre o cadastro positivo. O debate está acalorado e povoado por mitos e equívocos.  
[fotografo]EBC[/fotografo]

Pestana: “Não é possível que apenas o Brasil fique prisioneiro da vanguarda do atraso”

  Hoje no Brasil temos apenas o cadastro negativo de pessoas e empresas. Qualquer inadimplência circunstancial leva ao registro no SPC e no Serasa, impedindo o acesso ao crédito. A expansão responsável do crédito é um pilar essencial para irrigar o investimento e o consumo. O que queremos é democratizar o crédito, abaixar as taxas de juros, expandir a rede de emprestadores e incluir cerca de 20 milhões de brasileiros excluídos do mercado de crédito. Para isso, é preciso diminuir o risco e dar acesso àqueles que não têm garantias reais a oferecer. O cadastro positivo trará essa segurança, separando o caloteiro contumaz do cidadão que atrasa um ou outro compromisso, mas tem um histórico de bom pagador. Ao contrário do que dizem os que se opõem à medida, não há quebra do sigilo bancário, protegido por legislação própria. O cidadão só ficará no cadastro se quiser. Não revoga a legislação de proteção ao consumidor. Não beneficia os grandes bancos, e sim o cidadão de baixa renda e os pequenos e microempresários. Mais de cem países no mundo têm seus cadastros positivos. Nos EUA, Canadá e nos países da OCDE. As experiências da Colômbia e do México obtiveram enormes resultados. Não é possível que apenas o Brasil fique prisioneiro da “vanguarda do atraso”. Se não aprovarmos, continuaremos com o crédito excludente e caro, empurrando os excluídos para as taxas de juros estratosféricas do cheque especial e do cartão de crédito.  
Do mesmo autor: << Cinco crises à procura de uma saída << Dias que fazem a História
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Crise econômica economia brasileira economia Marcus Pestana juros crédito SPC Serasa crise brasileira cadastro positivo redução de juros

Temas

Reportagem Colunistas
COLUNAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES