Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso e governo veem reforma tributária como fundamental para o ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso e governo veem reforma tributária como fundamental para o crescimento

Congresso em Foco

3/7/2020 | Atualizado 4/7/2020 às 14:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo] EBC [/fotografo]

[fotografo] EBC [/fotografo]
Lideranças do Congresso Nacional - entre elas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia - já deixaram claro que a reforma tributária é prioridade do parlamento para a superação da crise causada pela pandemia de covid-19. Segundo especialistas, simplificar o processo tributário brasileiro é um passo essencial para destravar a economia e diminuir as desigualdades sociais no país. Há setores do governo que têm a mesma percepção. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogerio Marinho, disse em live com o presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (2), que essa é a reforma prioritária do governo.
"O ministro da Economia Paulo Guedes está à frente desse processo. E acredito que seria muito importante a simplificação da nossa legislação tributária. Não sei se é possível nesse ano, mas pode iniciar agora e terminar no ano subsequente", disse Marinho.
Na Câmara, a expectativa é mais otimista. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse no último dia 22, durante live promovida pelo Congresso em Foco, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e o Movimento Viva, que a aprovação de uma reforma tributária é mais viável no período pós-pandemia do que em uma situação de normalidade econômica e sanitária.
Segundo Maia, a crise do coronavírus vai atrair estados e municípios para o debate. O presidente da Câmara acredita que a proposta de emenda constitucional, hoje em uma comissão mista, poderá seguir para votação na Câmara até a segunda quinzena de agosto. Foi a primeira vez que ele projetou uma data para a análise da PEC.
Neste momento, a Comissão Mista da Reforma Tributária debate duas propostas, a PEC 45, que foi tema da última live e a PEC 110, que será debatida na próxima segunda-feira (6), às 17h. Nessa transmissão, participarão o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, senador Roberto Rocha (PSDB),  autor da PEC 110/2019, ex-deputado Luiz Carlos Hauly e a secretária do governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia. A mediação ficará por conta da jornalista Elisangela Colodeti.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Congresso Nacional Jair Bolsonaro Ana Amélia Reforma tributária Febrafite desenvolvimento regional Rodrigo Maia luiz carlos hauly Roberto Rocha Rogério Marinho Rodrigo Spada Paulo Guedes covid-19 Mista da Reforma Tributária

Temas

Congresso em Foco Economia Vídeos Governo

LEIA MAIS

Esporte

Pollon propõe incluir tiro esportivo às modalidades do Fundesporte

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh aciona PGR contra deputados que ocuparam a Mesa Diretora

PREVIDÊNCIA

MP do programa de bônus de desempenho do INSS perde efeito na terça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MUDANÇAS PARTIDÁRIAS

Partido de Bolsonaro foi o que mais perdeu deputados; veja o balanço

2

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

3

Câmara dos Deputados

Projeto inclui crime de adultização digital no Código Penal

4

JUSTIÇA

STF condena mais 119 réus pelos atos de 8 de janeiro

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Citando Felca, Hugo Motta pauta combate à adultização infantil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES