Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Site é premiado por apoio a LGBTs

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Site é premiado por apoio a LGBTs

Congresso em Foco

9/7/2019 | Atualizado às 19:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Michel Platini e Sylvio Costa com as drag queens Pikineia e Ruth Venceremos, que apresentaram o evento de premiação. Foto: R. Cifuentes

Michel Platini e Sylvio Costa com as drag queens Pikineia e Ruth Venceremos, que apresentaram o evento de premiação. Foto: R. Cifuentes

Juntamente com outras sete organizações e personalidades do Distrito Federal, o Congresso em Foco recebeu o Prêmio Beijo Livre de Direitos Humanos LGBT 2019. O nome da premiação é uma referência ao grupo Beijo Livre, criado há 40 anos em Brasília pelo jornalista, ator, teatrólogo e ativista dos direitos LGBT Alexandre Ribondi.

O prêmio faz parte do festival Brasília Orgulho, que antecede a Parada do Orgulho LGBT, que será no próximo domingo (14), com concentração marcada para as 14h em frente ao Congresso Nacional. Segundo os organizadores, a manifestação reuniu ano passado mais de 100 mil pessoas, sendo a terceira maior do gênero no país, superada apenas pelas paradas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Eis a lista de pessoas e organizações homenageadas no Prêmio Beijo Livre 2019:

Baby Brasil (Ativismo) Campanha Livres & Iguais (Educação) Congresso em Foco (Comunicação) Conselho de Direitos Humanos do DF (Cidadania) Fábio Felix (Política) Igreja Anglicana do DF (Contribuição) Instituto LGBT+ (Cultura) Paula Benett (Gestão Pública)

 

No caso do Congresso em Foco, a homenagem se deve ao fato de ele ter encampado, três anos atrás, a luta pelos direitos LGBT, como uma extensão natural do seu compromisso com a democracia e com os valores fundamentais da Constituição Federal em vigor. "Gostaríamos de dedicar mais espaço a essa temática, que consideramos um divisor de águas no atual contexto da batalha por democracia. Fazemos o que conseguimos, dentro da realidade de um veículo independente, que possui recursos orçamentários limitados, uma pequena equipe e que tem como foco principal, obviamente, cobrir as atividades do Congresso e a política", afirma Sylvio Costa, fundador do site, que recebeu o prêmio em nome do Congresso em Foco.  

Um dos momentos mais aplaudidos do evento, realizado na noite dessa segunda-feira (8) no hotel Mercure, foi a entrega do prêmio ao bispo Maurício de Andrade, que neste ano celebrou o primeiro casamento homoafetivo da Igreja Anglicana em Brasília. "Não cabe à igreja excluir ninguém. O amor de Deus é para todos", disse ele.

Michel Platini, coordenador-geral do festival e colunista do Congresso em Foco, ressaltou a importância da parada neste ano. "Além de comemorarmos 40 anos do movimento Beijo Livre, que surgiu aqui em Brasília, a parada tem como tema 50 anos de Stonewall, que é um marco na luta pelos direitos LGBT em todo o mundo", destacou, referindo-se à rebelião LGBT em um bar de Nova York que pela primeira vez chamou a atenção global para a discriminação sofrida por gays, lésbicas e outras pessoas que não se identificam com os padrões de gênero convencionais.

[caption id="attachment_390332" align="alignleft" width="380"] Dezenas de ativistas, artistas, intelectuais e figuras públicas prestigiaram a entrega do Prêmio Beijo Livre de Direitos Humanos. R. Cifuentes[/caption]

Welton Trindade, coordenador do festival e batalhador pelos direitos LGBT há 19 anos, destaca o avanço ocorrido ao longo dessas duas décadas de ativismo: "Queríamos o respeito à identidade de gênero, a criminalização da LGBTfobia e a aceitação do casamento homoafetivo e conseguimos as três coisas. O Brasil é o país que está hoje mais avançado em direitos LGBT. Essa base legal é fundamental e nós conquistamos. A partir daí é a efetivação. Claro que temos problemas, temos um presidente que é contra, mas nunca vai estar tudo pronto. O que importa é o quanto avançamos".

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) encerrou o evento defendo o respeito à diversidade de comportamento e de amor: "Gosto muito do nome desse prêmio, beijo livre. No momento em que o ódio veste paletó e gravata e até põe a faixa presidencial, não podemos esquecer que o beijo tem que ser livre. Contra o ódio deles, deixemos nossa mensagem de amor. Não permitamos jamais que aprisionem os nossos beijos".

> Congresso em Foco e outras organizações também foram homenageados em sessão na Câmara

> Junho de 2019, um mês fundamental para a causa LGBTI no Brasil

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Congresso em Foco Sylvio Costa LGBT Erika Kokay Michel Platini Welton Trindade beijo livre associação brasília orgulho igreja anglicana pikineia ruth venceremos maurício de andrade

Temas

Direitos Humanos Governo

LEIA MAIS

BRICS

Lula destaca diversidade do Brics para promover paz e mediar conflitos

Relações Exteriores

Veja a íntegra do discurso de Lula no Fórum dos Brics

Fórum dos Brics

Brics seguirá com crescimento em ritmo superior, afirma Lula

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES