Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TCU recomenda aprovação de contas de Bolsonaro com ressalvas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TCU recomenda aprovação de contas de Bolsonaro com ressalvas

Congresso em Foco

10/6/2020 | Atualizado às 21:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Plenário do TCU[fotografo]TCU[/fotografo]

Plenário do TCU[fotografo]TCU[/fotografo]
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas apresentou nesta quarta-feira (10) parecer prévio sobre as contas públicas do governo de Jair Bolsonaro referentes ao exercício de 2019. O plenário do TCU chancelou o parecer (íntegra) de Dantas pela aprovação das contas do governo federal com ressalvas. Um dos motivos das ressalvas foi pelo pagamento de cerca de R$ 1,5 bilhão em benefícios previdenciários sem a indicação no orçamento de onde vieram as fontes de financiamento. A despesa prevista em 2019 foi paga com recursos do orçamento de 2020. >Moraes pede vista e adia julgamento de ação contra chapa Bolsonaro-Mourão
Compete ao tribunal fazer a análise técnico-jurídica das contas e apresentar o resultado ao Congresso, que pode ser pela rejeição ou pela aprovação, com ou sem ressalvas. Depois da apreciação e elaboração do parecer prévio pelo TCU, as contas são encaminhadas ao Congresso, responsável pelo julgamento.
Acompanharam a sessão desta quarta, por videoconferência, o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes  da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Relator recomenda que governo aumente transparência em publicidade
O ministro do Tribunal de Contas da União  Bruno Dantas fez nesta quarta uma recomendação ao governo federal para que aumente a transparência com gastos públicos relacionados à publicidade.
Ao ler seu relatório sobre a prestação de contas do governo no exercício de 2019, pelo qual recomendou aprovação com ressalvas, Dantas comentou sobre suspeitas de que a Secretaria de Comunicação da Presidência tenha privilegiado veículos de imprensa em detrimento de outros. O ministro do TCU recomendou que o governo crie um endereço eletrônico no qual seriam divulgadas informações sobre os gastos de comunicação social da Presidência. Até 2017 funcionou uma estrutura nesse mesmo molde, o Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP), que organizava e coletava dados sobre a publicidade estatal desde 1999. O IAP foi extinto pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). "Estou adotando recomendação para que os gastos com publicidade e propaganda passem a ser objeto de detalhada transparência na internet, em sítio único, de fácil acesso ao público, contando com informações relativas a todos os órgãos públicos contratantes, incluindo empresas estatais, com a segregação de informação em nível de fornecedores e valores pagos mensalmente, mencionados nominalmente todos os sites, blog e portais e congêneres que recebam monetização com recursos públicos, seja diretamente, seja por meio de empresa interposta", declarou Bruno Dantas. E completou: "esse assunto não se esgotará aqui, devendo toda a sociedade e esse tribunal ficarem vigilantes e zelosos pela regularidade, legitimidade e economicidades e praticidade com os gastos públicos com comunicação social do governo visando a garantir a isonomia de tratamento entre os veículos, a imprensa livre e o compromisso com a verdade".
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TCU transparência DEM Jair Bolsonaro Secom Bruno Dantas Rodrigo Maia contas do governo Paulo Guedes Orçamento de 2019 Fabio Wajngarten

Temas

Governo

LEIA MAIS

REAÇÃO A TRUMP

Lula reúne ministros do STF e reafirma soberania após sanção a Moraes

Inclusão Social

Ministério e JBS firmam parceria para inclusão profissional e social

ECONOMIA

Alckmin planeja incluir setor privado nas negociações com os EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES