Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PCdoB e PSB ameaçam deixar Lula sem apoio formal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PCdoB e PSB ameaçam deixar Lula sem apoio formal

Congresso em Foco

16/6/2006 7:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O PT já admite preocupação com a hipótese de sair apenas com o nanico PRB na disputa presidencial, sem os aliados históricos PCdoB e PSB. De acordo com a Folha de S. Paulo, disputas nos estados têm levado as duas legendas de esquerda a se afastarem da coligação formal com Lula, anunciada em um jantar com o presidente no dia 24 de maio.

"Evidentemente há uma preocupação com isso, não só pelo tempo de TV, mas pela questão política mesmo. Estamos dialogando de maneira fraterna", disse o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). Segundo ele, a coligação formal ainda depende de várias avaliações dos partidos. "Nunca acreditamos que havia algum partido que estaria automaticamente coligado", disse.

O apoio político não está em perigo, mas pode ser dado apenas informalmente. É provável que o PSB siga carreira solo, para ter liberdade de fazer coligações nos Estados. A chance de aliança com o PT é remota, até agora, em oito estados: SP, AL, MT, TO, RO, SC, PR e PE.

O secretário nacional do partido, deputado Renato Casagrande (ES), cita exemplos da intolerância petista. Em Alagoas, o PSB tem dois nomes fortes para disputas majoritárias: Kátia Born e Givaldo Carimbão. O PT não tem lideranças expressivas, pois a única era a senadora Heloísa Helena (hoje no Psol). Ainda assim, os petistas não dão apoio ao PSB. "Eles não movem uma palha para beneficiar seus aliados leais. Não prestigiam ninguém", disse o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

"Nós sempre apoiamos candidatos do PT quando são mais competitivos. É muito ruim quando o PT não faz o mesmo. Fica complicado fazer política assim", reclamou o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE). Os comunistas querem apoio a Agnelo Queiroz no Distrito Federal, Leomar Quintanilha em Tocantins e Inácio Arruda para o Senado no Ceará. Apesar do tom, o PC do B deve mesmo fechar com Lula, já que, diferente do PSB, não tem muitas ilusões quanto a superar a cláusula de barreira de 5%.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Na TV, PFL acusa Lula de comandar corrupção

Enéas desiste de concorrer ao Planalto

Lista de Furnas: tucanos negam ter recebido dinheiro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES