Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. A sociedade entre as famílias Dantas e Serra
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 101806, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":101806}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

A sociedade entre as famílias Dantas e Serra

Congresso em Foco

9/10/2005 | Atualizado às 22:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A revista Carta Capital, na edição que circula com data de 12 de outubro, apresentou provas de que Veronica Allende Serra, filha do prefeito paulistano José Serra (PSDB), e Verônica Valente Dantas Rodemburg, irmã do banqueiro Daniel Dantas, foram sócias em uma empresa sediada em Miami: a Decidir.com.

Os documentos foram obtidos por meio do site www.sunbiz.org, que garante acesso público aos registros de empresas com sede naquela cidade norte-americana. Segundo a revista, a Decidir.com foi criada em 2000 e fechada em abril de 2002.

Foi a senadora Ideli Salvati (PT-SC) quem fez a primeira referência sobre a existência da sociedade. Trouxe a informação à baila depois de chamar Dantas de "bandido" e falar que ele "devia estar preso", durante o depoimento que o dono do Banco Opportunity deu no último dia 21 em reunião conjunta das CPIs dos Correios e do Mensalão.

A intervenção de Ideli provocou irados protestos do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ). À sua reação, seguiu-se o espetáculo proporcionado pela senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e pelos deputados João Fontes (PDT-SE) e Eduardo Valverde (PT-RO). O último na defesa do governo e os outros dois no ataque, eles, primeiro, bateram boca. Depois, agrediram-se fisicamente.

Verônica Dantas, sócia do irmão, é uma das principais executivas do Opportunity. Dantas é investigado pelas duas CPIs porque duas empresas sob o seu controle, a Telemig Celular e a Amazônia Celular, despejaram R$ 145 milhões nas contas bancárias das agências do tesoureiro do mensalão, o empresário Marcos Valério.

Carta Capital não faz nenhum vínculo entre a sociedade das duas Verônicas e o chamado valerioduto, ou seja, a irrigação ilegal de recursos para atender a interesses políticos ou partidários. Mas já ficou demonstrado que Valério foi um dos financiadores, ainda em 1998, da campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo, hoje senador (PSDB-MG) e presidente nacional do seu partido.

Se o governo Lula, o PT e os partidos da base governista estão longe de demonstrar a origem dos recursos do seu monumental caixa dois (quem acredita na história dos empréstimos do Rural e do BMG?), PSDB e PFL também pouco esclareceram até agora em relação ao seu envolvimento com Valério e com Dantas. Um pefelista, o deputado federal Roberto Brant (MG), está entre os parlamentares cuja cassação foi recomendada pelas duas CPIs, por receber dinheiro do publicitário. E permanecem ainda bastante nebulosas as relações entre Valério e o PSDB de Minas, no qual pontifica o governador Aécio Neves.   

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

4

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

5

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }