Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula veta projeto que considera diabetes tipo 1 deficiência

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Saúde

Lula veta projeto que considera diabetes tipo 1 deficiência

"A proposição contraria o interesse público ao classificar o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência sem considerar a avaliação biopsicossocial", aponta a decisão

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Pedro Sales

13/1/2025 14:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diabetes. Foto: Reprodução

Diabetes. Foto: Reprodução
O presidente Lula vetou integralmente, nesta segunda-feira (13), o projeto de lei que reconhece a diabetes mellitus tipo 1 como deficiência. O Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento, o Ministério da Gestão e da Inovação, o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério da Saúde e a Advocacia-Geral da União manifestaram-se a favor do veto ao projeto de lei.  "Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa viola o art. 5º, § 3º, da Constituição, por contrariar a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que possui status de emenda constitucional e reconhece que a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica", aponta Lula na decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU).  Além disso, acrescenta, a proposta legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade por não demonstrar os impactos orçamentários pela alteração de despesas obrigatórias do Estado, por incluir a diabetes como deficiência. "A proposição contraria o interesse público ao classificar o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência sem considerar a avaliação biopsicossocial, que percebe os impedimentos da pessoa em interação com o meio, em conflito com a Convenção Internacional supracitada", conclui.  A matéria, com origem na Câmara dos Deputados por iniciativa de Flávia Morais (PDT-GO) e Dr. Zacharias Calil (União-GO), previa que os portadores de diabetes tipo 1 estariam sujeitos às regras do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O normativo aponta que a avaliação da deficiência deve ser feita por avaliação biopsicossocial e são consideradas pessoas com deficiência aquelas com impedimentos físicos, mentais ou intelectuais que dificultem o convívio em sociedade em comparação com as demais pessoas.  Relator da proposta no Senado, onde foi aprovada em dezembro de 2024, Alessandro Vieira (MDB-SE) considerou os vetos uma "economia burra" do governo e garantiu que vai se articular pela derrubada do veto no Congresso. 

O presidente Lula vetou o projeto aprovado pelo Congresso que equipara pessoas com diabetes tipo 1 a PCD. É lamentável que o governo escolha fazer economia burra às custas de quem mais precisa. Vamos agora trabalhar pela derrubada do veto, pois é um projeto justo e necessário.

- Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) January 13, 2025
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Saúde Lula diabetes Alessandro Vieira

Temas

Governo Nota

LEIA MAIS

Educação

Enem 2024 teve queda em nota máxima nas redações

JUSTIÇA

Moraes cobra convite formal de Bolsonaro para posse de Trump

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TARIFAÇO DE TRUMP

Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado

2

Turismo

Governo define regras para check-in e limpeza de hospedagens

3

CONSELHO DE ÉTICA

Marcelo Freitas é escolhido relator em ação contra Eduardo Bolsonaro

4

Bahia

Câmara municipal de Salvador aprova programa contra a "cristofobia"

5

Desembarque

Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES