Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Terrorismo eleitoral
Congresso em Foco
1/3/2025 9:05
Deputados propõem equiparar a compra de votos por organizações criminosas, como facções e milícias, a ato de terrorismo. O Projeto de Lei 4019/24, de autoria dos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Ismael Alexandrino (PSD-GO), tramita na Câmara dos Deputados.
A legislação prevê pena de 12 a 30 anos de reclusão para o crime de terrorismo, além das sanções correspondentes à ameaça ou violência. A proposta em análise inclui essa equiparação na Lei Antiterrorismo. Os autores argumentam que a medida visa fortalecer a integridade do processo eleitoral brasileiro.
"É essencial fortalecer as instituições, promover a transparência nas campanhas, incentivar a participação cidadã, a aplicação rigorosa da lei e a proteção dos denunciantes", justificaram Alencar Filho e Alexandrino.
Os parlamentares destacam que criminosos exploram a vulnerabilidade de comunidades carentes para cooptar eleitores, instaurando um clima de medo e dependência, que pode envolver ameaças, intimidações ou promessas de benefícios em troca de votos.
A proposta legislativa será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, seguirá para o Plenário. Para se tornar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro