Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova PL que prioriza atendimento a pacientes com câncer

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Saúde

Câmara aprova PL que prioriza atendimento a pacientes com câncer

Conforme a proposição, será garantida prioridade no atendimento e na marcação de consultas, exames e tratamentos para as pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer.

Congresso em Foco

25/2/2025 20:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de lei (PL) 3.809/2024 que altera a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Conforme a proposição, será garantida prioridade no atendimento e na marcação de consultas, exames e tratamentos para as pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer. A matéria vai para o Senado.

Hospital do Sistema Único de Saúde (SUS)

Hospital do Sistema Único de Saúde (SUS)Marcello Casal/Agência Brasil

Ao prever que as pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer terão prioridade no agendamento de consultas, exames e tratamentos, a proposição irradia seus efeitos por todos os níveis de atenção à saúde desses pacientes, já tão fragilizados pela doença, argumenta o relator do texto, deputado Fausto Pinato (PP-SP).

O autor da proposição, Gilvan Máximo (Republicanos-DF), reafirma que a condição de prioridade para pacientes com câncer ou com suspeita do diagnóstico é extremamente importante. A detecção precoce e o tratamento ágil tornam-se essenciais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, afirma.

Com a alteração na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, instituída pela Lei nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, é uma forma de garantir celeridade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A otimização dos fluxos de atendimento e a garantia de prioridade aos pacientes com câncer podem resultar em uma economia significativa de recursos e, principalmente, salvar vidas, complementa o autor do PL.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Outro fator agravante é que o

câncer já se tornou a principal causa de morte em várias cidades no país, ultrapassando as doenças cardiovasculares, conforme apontou Pinato no parecer.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer Gilvan Máximo tratamento de câncer Fausto Pinato Saúde câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Boato

Deputado Arnaldo Jardim nega ida para o Ministério da Agricultura

Câmara dos Deputados

Câmara vota projetos de exportação de pequenas empresas

Eleições

Projeto visa penalizar descarte irregular de materiais eleitorais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES