Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Encontro
Congresso em Foco
15/3/2025 11:00
A Câmara dos Deputados realizará, em parceria com a Embaixada da França, a aula magna "Parlamentos divididos: as experiências francesa e brasileira". O evento acontece na próxima segunda-feira (17), das 15h às 17h30, no Plenário 1 do Anexo II, e contará com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube. As inscrições para participação presencial estão abertas no sistema Eduleg.
O debate reunirá os professores Dominique Rousseau e José Levi Amaral, que discutirão os desafios dos sistemas legislativos dos dois países diante da ausência de maiorias consolidadas no parlamento e seus impactos na governabilidade.
A aula magna marca o início do ano letivo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e propõe uma reflexão sobre o funcionamento dos parlamentos modernos e suas consequências para a democracia.
Palestrantes e moderadores
Dominique Rousseau é professor emérito da Universidade de Direito Público Paris 1 Panthéon-Sorbonne e ex-presidente da Association Française de Constitutionnalistes (AFDC). Também integra o conselho científico da Académie Internationale de Droit Constitutionnel.
José Levi Amaral atua no Conselho Administrativo de Defesa Econômica e leciona Direito Constitucional na USP. Já exerceu os cargos de advogado-geral da União, procurador-geral da Fazenda Nacional e ministro interino da Justiça.
A mediação ficará a cargo dos consultores legislativos da Câmara, David Carneiro, doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela UERJ e Newton Tavares Filho, doutor pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
Informações
Data: 17 de março (segunda-feira)
Horário: 15h às 17h30
Local: Plenário 1, Anexo II da Câmara dos Deputados
Inscrições: Eduleg
Transmissão: YouTube da Câmara dos Deputados
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Comissão aprova retorno imediato de preso que descumprir saidinha
RELAÇÕES EXTERIORES
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Quem são os 135 cardeais que vão eleger (e podem ser) o novo papa
O ÚLTIMO PEDIDO
Reforma Tributária
Entidades do Fisco criticam indicação de SP para comitê gestor do IBS
DESVIO BILIONÁRIO
Fraude de R$ 6,3 bi: presidente do INSS é afastado em operação da PF