Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
13/3/2025 | Atualizado às 14:31
O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (13) uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na qual rejeita argumentos das defesas sobre supostas nulidades processuais e reafirma o pedido para que oito dos 34 denunciados pelo crime de golpe de Estado sejam transformados em réus.
A manifestação foi encaminhada após ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que havia concedido um prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar sobre a defesa prévia apresentada pelos acusados contra a denúncia de 272 páginas.
Leia a íntegra da manifestação.
Quem são os acusados?
Neste momento, a PGR se manifestou sobre o primeiro grupo de acusados, composto por:
Leia também: Bolsonaro será preso? Veja os próximos passos da denúncia no STF
Posicionamento da PGR
No documento, Gonet esclarece que, nesta fase do processo, a PGR não responderá aos argumentos das defesas sobre o mérito das acusações, concentrando-se apenas nas nove questões preliminares levantadas pelos advogados, que alegam supostas nulidades no andamento do processo.
Após refutar os pontos apresentados, Gonet concluiu seu parecer afirmando que "a manifestação é pelo recebimento da denúncia", ou seja, pelo avanço do processo para a fase de ação penal.
Se a denúncia for aceita pelo STF, os acusados passarão a ser réus, dando início à fase de coleta de provas, depoimentos e demais procedimentos do julgamento.
Temas
LEIA MAIS
TENTATIVA DE GOLPE
STF já responsabilizou mais de 1,1 mil pessoas pelo 8 de janeiro
DESVIO DE EMENDAS
STF ouve testemunhas em ação contra deputados do PL por propina
PRISÃO DOMICILIAR
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado