Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
FILA DO INSS
Congresso em Foco
16/4/2025 | Atualizado às 10:03
O governo federal publicou nesta terça-feira (15) uma medida provisória que institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios, com o objetivo de acelerar a análise de processos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa prevê o pagamento de bônus por produtividade a servidores e peritos que atuarem na revisão de benefícios, num esforço para reduzir a fila que, segundo dados de dezembro de 2024, superava os 2 milhões de pedidos.
O novo programa tem duração inicial de um ano e poderá ser prorrogado até 31 de dezembro de 2026. Para estimular a adesão, a medida prevê o pagamento de um bônus de R$ 68 por processo finalizado e R$ 75 por perícia médica ou análise documental concluída. A participação, no entanto, não poderá comprometer os atendimentos regulares da Previdência, e os pagamentos dependerão de autorização orçamentária anual.
A iniciativa priorizará a análise de processos com prazos vencidos (acima de 45 dias), avaliações sociais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimentos médico-periciais em regiões com maior carência de serviços. Segundo o Ministério da Previdência, 500 servidores participarão de um mutirão nos próximos 90 dias, com foco em benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensões por morte e aposentadorias.
Apesar dos esforços anteriores, como o programa lançado em 2023 que reduziu a fila de 1,8 milhão para 1,3 milhão de pedidos, o número de solicitações voltou a crescer a partir de julho de 2024, pressionado pela greve de servidores, falhas de documentação e reapresentações após negativas.
A medida provisória ainda será regulamentada por portaria interministerial dos ministérios da Gestão e da Previdência Social, que deve definir critérios operacionais, limites de pagamento e metas de desempenho.
Temas
LEIA MAIS
Descontos indevidos
Fraude no INSS: Veja quais são as 12 entidades bloqueadas pela AGU
ROUBO DE APOSENTADORIAS
Meu INSS vai avisar quem teve desconto suspeito no benefício
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"
SUCESSOR DE FRANCISCO
PROTEÇÃO DIGITAL
Reimont pede suspensão de Discord e 4chan por violação de direitos