Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara ganha 6 projetos em um dia contra uniforme vermelho da seleção

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ESPORTE

Câmara ganha 6 projetos em um dia contra uniforme vermelho da seleção

Deputados Daniel Agrobom (PL-GO), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Carlos Jordy (PL-RJ), Coronel Meira (PL-PE), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Zé Trovão (PL-SC) defendem limitar o uniforme da seleção às cores da bandeira nacional.

Congresso em Foco

30/4/2025 | Atualizado às 10:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O sistema da Câmara dos Deputados recebeu, em um dia só, um total de seis projetos de lei que buscam limitar o uniforme da seleção brasileira de futebol às cores da bandeira nacional - verde, amarelo, azul e branco. As propostas vêm como resposta ao suposto plano da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de lançar um segundo uniforme vermelho para seleção, o que foi negado no noite de terça-feira (29) pela entidade.

  • Clique nos nomes para ler os projetos protocolados pelos deputados Mauricio Marcon (Podemos-RS), Carlos Jordy (PL-RJ), Daniel Agrobom (PL-GO), Coronel Meira (PL-PE), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Zé Trovão (PL-SC).

A notícia do uniforme vermelho foi publicada pelo site Footy Headlines, que se especializa em equipamento esportivo. O uniforme vermelho foi amplamente criticado nas redes sociais, com acusações de uso político do uniforme ao se adotar a cor associada ao PT de Lula.

Imagens que simulam o suposto uniforme vermelho da seleção se propagaram nas redes sociais nos últimos dias.

Imagens que simulam o suposto uniforme vermelho da seleção se propagaram nas redes sociais nos últimos dias.Reprodução/X (gerada por inteligência artificial)

Os projetos que buscam impedir o uso de cores diferentes da bandeira nacional foram todos protocolados em 29 de abril, última terça-feira, quando a repercussão sobre o caso estava a pleno vapor. Dos seis deputados, três fizeram reclamações em plenário e pediram a aprovação dos respectivos projetos:

  • Coronel Meira (PL-PE) - "Vemos uma tentativa sutil mas danosa de descaracterizar a identidade da Seleção Brasileira ao anunciar o uso de uma camisa vermelha como uniforme oficial reserva, rompendo com a tradição secular de representar o Brasil nas cores de sua Bandeira. Não se trata apenas de estética. Trata-se da simbologia da alma do povo brasileiro".
  • Otoni de Paula (MDB-RJ) - "Nós não vamos deixar a Esquerda ter o seu uniforme de seleção brasileira. Não, não, não, não, não! As cores da nossa Bandeira vão prevalecer. Se a Esquerda deseja ter o seu uniforme, então, ou que mude de País ou que tente alterar as cores da Bandeira Nacional".
  • Zé Trovão (PL-SC) - "Uma seleção, quando vai jogar, não está representando a CBF, não está representando Luiz Inácio Lula da Silva, está representando os mais de 220 milhões de brasileiros e estes não podem ser desrespeitados por uma cor partidária. O jogo que foi feito é sujo, absurdo! [...] Não vamos deixar corromperem a Bandeira do Brasil! Ela jamais será vermelha!"

Os deputados Daniel Agrobom (PL-GO), Maurício Marcon (Podemos-MS) e Otoni de Paula (MDB-RJ) foram três dos que protocolaram projetos de lei contra o uniforme vermelho.

Os deputados Daniel Agrobom (PL-GO), Maurício Marcon (Podemos-MS) e Otoni de Paula (MDB-RJ) foram três dos que protocolaram projetos de lei contra o uniforme vermelho.Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados, Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados e Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Na manhã desta quarta-feira, outra notícia publicada no site Footy Headlines mostrava a nota do CBF. O site, porém, afirma que "apesar da nota [da CBF], o Footy Headlines pode confirmar que o kit vermelho era, de fato, parte da coleção planejada pela Nike, com a cor vermelha já decidida (o perfil especializado brasileiro @mantosdofutebol também confirmou isso). No entanto, a reação predominantemente negativa pode forçar a Nike do Brasil a reconsiderar, possivelmente eliminando o design vermelho em favor de uma alternativa mais segura e convencional".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

futebol Daniel Agrobom Zé Trovão Carlos Jordy Otoni de Paula Mauricio Marcon câmara dos deputados

Temas

Esporte Congresso

LEIA MAIS

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

2

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES