Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Notícias falsas de eleições acirraram violência contra TSE, diz Moraes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Trama golpista

Notícias falsas de eleições acirraram violência contra TSE, diz Moraes

O relator fez a afirmação durante a leitura do relatório do julgamento do núcleo 4 da trama golpista. O grupo foi responsável por desinformação sobre eleições e aparelhamento da Abin.

Congresso em Foco

6/5/2025 10:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o núcleo 4 da trama golpista, afirmou nesta terça-feira (6) que as ações de desinformação do grupo aumentaram a violência da população contra o Poder Judiciário, incluindo o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado fez a afirmação durante a leitura do relatório.

Ministro Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de MoraesTSE

Segundo a PGR, "a responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Jair Bolsonaro". Alexandre de Moraes também afirmou que os integrantes do núcleo 4 estavam cientes do plano maior para ruptura institucional. O grupo realizou, conforme o ministro, "atos dolosos ordenados à abolição do Estado democrático de Direito e à deposição do governo legitimamente eleito".

Além de compor um grupo de desinformação e propagação de notícias falsas, os membros do núcleo fizeram uso ilegal da Agência Brasileira de Informação (Abin), como um centro de contrainteligência a fim de promover as ações do grupo e monitorar autoridades. A PGR apontou que o núcleo esteve ativo de julho de 2021 até janeiro de 2023.

"O ímpeto de violência da população contra o Poder Judiciário foi exacerbado pela manipulação de notícias eleitorais baseadas em dados falsos. Ações de monitoramento contra autoridades públicas colocaram em risco iminente o pleno exercício dos poderes constitucionais", afirmou o ministro Alexandre de Moraes.

O magistrado acrescentou que os investigados foram notificados entre 19 e 27 de fevereiro. A defesa dos denunciados receberam a íntegra da denúncia da PGR e a colaboração premiada de Mauro Cid. Os advogados dos membros do núcleo 4 apresentaram recursos alegando impedimento, suspeição e ausência de imparcialidade do ministro relator. Também argumentaram a ausência de individualização das penas e pediram a nulidade da colaboração. A Procuradoria afastou os argumentos.

O julgamento

Nesse momento, a Turma - composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino - julga apenas se a denúncia da PGR atende aos requisitos legais para a abertura de uma ação penal contra os investigados. A Primeira Turma já acolheu as denúncias do órgão contra o núcleo 1 e 2 da trama golpista, que somam 14 réus. O julgamento do núcleo 3, por sua vez, está marcado para 20 e 21 de maio.

O núcleo 4 tem os seguintes acusados: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha. Eles são acusados dos seguintes crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes supremo tribunal federal

Temas

Judiciário

LEIA MAIS

Justiça

AGU apresenta plano de ressarcimento das fraudes do INSS

JUDICIÁRIO

Moraes é escolhido relator da ação sobre derrubada do IOF

TRAMA GOLPISTA

Moraes marca depoimentos de testemunhas dos réus do núcleo 2

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

2

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

3

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

4

JORNADA DE TRABALHO

Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário

5

Senado

Pedro Chaves assume vaga de senador no lugar de Vanderlan Cardoso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES