Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
FEDERAÇÃO
Congresso em Foco
8/5/2025 | Atualizado às 10:30
Os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, assinaram um artigo publicado na edição impressa desta quinta-feira (8) do jornal Folha de S.Paulo que funciona como um manifesto da federação anunciada entre os dois partidos, que deve se tornar a maior força partidária do Congresso Nacional. No texto, os dois dirigentes centram seus argumentos na economia e criticam a polarização na política, mas sem fazer menção ao presidente Lula ou ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O apelo central do artigo é pelo desenvolvimento econômico. De acordo com o texto, a federação União Progressista existe para "romper a estagnação em que o Brasil está desde o início da chamada Nova República". Rueda e Nogueira afirmam que "do ponto de vista econômico a redemocratização que completa 40 anos é um fiasco" e comparam o crescimento do Brasil nos últimos 40 anos, de 167%, com as taxas próximas de 3.000% da China e de 1.000% da Índia.
Segundo o artigo, o Brasil está paralisado por uma "polarização estéril que apenas nos conduz para o passado". Nessa lógica, caberá à federação "destravar o país", ser "uma bússola na democracia brasileira que aponte o país para a direção certa", em oposição a um cenário em que o país "se perde em pautas vazias e não discute os temas que precisam ser enfrentados".
O texto faz alguns acenos a respeito do que o partido vai defender na esfera econômica - cita o setor do agro como exemplo a ser seguido, por exemplo, e critica a carga de impostos no país mesmo com a aprovação da reforma tributária em 2023. Mas o artigo também é expressivo nas suas ausências: cita a polarização em termos gerais, sem fazer menção a nenhum dos polos opostos que compõem esse cenário. O presidente Lula, ou o governo federal em si, não são mencionados, tampouco os termos "esquerda" ou "direita", ou mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ambivalência
PP e União Brasil são duas legendas que estão na Esplanada dos Ministérios, mas têm uma relação ambivalente com o governo Lula:
Temas
LEIA MAIS
REFORMA DA RENDA
Faixa atual do IR é covardia com o trabalhador, diz Dimas Gadelha
VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara
Bastidores | Futebol
STF pode anular acordo e presidente da CBF Ednaldo Rodrigues deve cair
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem