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Atendimento presencial
Congresso em Foco
26/5/2025 17:59
A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS podem comparecer a uma das 4.730 agências dos Correios para verificar possíveis descontos associativos indevidos em seus benefícios. Essa colaboração entre a Previdência Social e os Correios visa proporcionar atendimento presencial, humanizado e acessível, especialmente para aqueles que encontram dificuldades com o atendimento digital. A localização da agência mais próxima pode ser consultada na lista completa de unidades participantes.
O atendimento presencial destina-se principalmente àqueles que têm dificuldades com internet ou telefone. No entanto, o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135 permanecem como canais preferenciais. Caso a consulta já tenha sido realizada por esses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
Para ser atendido, basta apresentar um documento de identificação oficial. Não é necessário portar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição. Se o beneficiário não puder comparecer pessoalmente, um representante legal poderá realizar o atendimento com procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será limitado à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
O atendimento presencial ocorrerá em uma plataforma específica, separada da base de dados dos benefícios previdenciários, assegurando a segurança das informações. Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão consultar a existência de descontos no benefício, solicitar a contestação de descontos indevidos, reconhecer a autorização de descontos, consultar o resultado da contestação (após 15 dias úteis da solicitação), analisar e contestar a documentação da associação e imprimir o protocolo com orientações para acesso via Central 135 e Meu INSS.
O serviço é gratuito, oferecido por equipes treinadas, com prioridade para aposentados e pensionistas em agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. O atendimento será contínuo, sem prazo final para solicitação de ressarcimento. O Governo Federal e os Correios planejam expandir o atendimento para áreas remotas por meio de ações itinerantes e busca ativa.
É importante ressaltar que nenhum representante do INSS ou dos Correios está autorizado a visitar os beneficiários em suas residências. Qualquer pessoa que se apresente como tal está praticando um golpe. O atendimento oficial é realizado exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site do INSS, Central 135 e, a partir de 30 de maio, pelas agências dos Correios. Em caso de dúvidas, consulte sempre os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
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