Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
27/5/2025 | Atualizado às 16:00
Durante reunião na Comissão de Infraestrutura do Senado, o presidente do colegiado, Marcos Rogério (PL-RO), entrou em conflito direto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Intervindo em um bate-boca, ordenou que ela "se ponha no seu lugar". Ele foi imediatamente rechaçado tanto pela chefe da pasta quanto pela coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista, Eliziane Gama (PSD-MA).
A fala se deu enquanto Marina discutia com o senador Omar Aziz (PSD-AM), com quem possui antiga rivalidade diante das visões distintas para o desenvolvimento da Amazônia. Diante da crítica pela sua forma de intervenção, Marcos Rogério negou ter agido motivado por sexismo. "Vossa Excelência está atribuindo a esse presidente como sexista. Não sou sexista", disse em resposta a Eliziane.
Veja o vídeo:
O tumulto seguiu evoluindo, com Omar Aziz sugerindo a convocação de Marina Silva, no lugar do convite. "Pode convocar, não tem problema", rebateu a ministra. A situação só se acalmou quando o senador Chico Rodrigues (PSD-RR) clamou pela interrupção das hostilidades. "Paciência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Vamos ter todo mundo paciência, tranquilidade, vamos acalmar os ânimos".
Reunião abandonada
Mesmo após o momento inicial de calma que sucedeu a fala de Chico Rodrigues, a reunião não demorou a tumultuar novamente. A tensão chegou ao ápice quando chegou o senador Plínio Valério (PSDB-AM), outro antagonista da gestão de Marina Silva. Os dois já colecionavam hostilidades anteriores, quando o parlamentar havia sugerido, em evento, o enforcamento da ministra.
Ao iniciar sua fala, Valério afirmou que "a mulher Marina merecia respeito, a ministra não", abrindo um novo bate-boca. Marina Silva cobrou uma retratação, que foi negada. "Se o senhor me pede desculpa, eu permaneço. Como não pede desculpa, eu vou me retirar", disse a ministra, retirando-se em seguida.
Temas
LEIA MAIS
AUXÍLIO CUIDAR MAIS
Avança na Câmara auxílio para cuidadores de pessoas com deficiência
ÉTICA PARLAMENTAR
Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
MULHERES NA POLÍTICA
Senadoras se mobilizam contra retrocesso nas cotas eleitorais
Profissionais da saúde