Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
STF
Congresso em Foco
10/6/2025 | Atualizado às 16:39
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), que suas declarações públicas contra ministros da Corte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decorreram de embates anteriores e de seu perfil impulsivo.
Ao ser questionado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre falas proferidas em 2021, em que sugeria a necessidade de "dar um último recado" a integrantes do Judiciário e mencionava possíveis consequências se o Supremo não se "enquadrasse", Bolsonaro negou ter feito ameaças aos Poderes e disse que se tratavam de desabafos. "Desabafei muitas vezes, porque eu entendi que certas decisões a gente tem que respeitar, tem que cumprir, mas eu reagi a essas decisões."
Em resposta direta ao procurador, Bolsonaro declarou: "O senhor deve conhecer meu temperamento dentro do Congresso. Eu respondi a uns 20 processos de cassação lá dentro, um pouco explosivo, muitas vezes errei."
O ex-presidente afirmou ainda que seu histórico de desentendimentos com o ministro Luís Roberto Barroso remonta ao período em que Barroso atuava como advogado no caso Cesare Battisti, em posição oposta à defendida por Bolsonaro como parlamentar. Disse também que o ministro, em declaração pública posterior, mencionou "derrotamos o bolsonarismo", o que teria acirrado a relação entre ambos.
Tags
Temas
MELHORES PARLAMENTARES
Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou
MELHORES PARLAMENTARES
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
Prêmio Congresso em Foco 2025
Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista
Prêmio Congresso em Foco 2025
Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular