Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Investimento em infraestrutura deve crescer 4,2% em 2025, diz CNI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Economia

Investimento em infraestrutura deve crescer 4,2% em 2025, diz CNI

Em relação ao PIB, porém, valor de R$ 277,9 bi representaria recuo.

Congresso em Foco

13/6/2025 16:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta sexta-feira (13), uma estimativa de que os investimentos em infraestrutura no Brasil devem atingir R$ 277,9 bilhões no decorrer deste ano.

Conforme a CNI, caso essa projeção se concretize, haverá um aumento de 4,2% em relação ao montante observado no ano anterior. Contudo, a proporção dos investimentos em infraestrutura em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deverá apresentar uma leve redução, passando de 2,27% em 2024 para 2,21% na estimativa para este ano.

Ramon Cunha, analista da CNI, salienta que o Brasil historicamente aloca poucos recursos em infraestrutura. "Em algumas atividades, o país investe menos do que o necessário para suprir a própria depreciação desses ativos. Isso se reflete, na prática, em estradas com conservação inadequada, instabilidade em termos de fornecimento de energia e serviços de telecomunicações, e, ainda, em precariedade no abastecimento de água e no tratamento de esgoto".

A CNI aponta que os setores de saneamento básico e transportes são os que devem apresentar maior expansão nos investimentos ao longo deste ano.

Os setores onde são esperados mais crescimentos no investimento, neste ano, são saneamento básico e transportes.

Os setores onde são esperados mais crescimentos no investimento, neste ano, são saneamento básico e transportes.Tânia Rêgo/Agência Brasil

A confederação estima que 72,2% dos investimentos serão provenientes da iniciativa privada, mantendo a tendência observada desde 2019, quando o capital privado passou a responder por mais de 70% desses aportes.

Para a CNI, apesar dos avanços registrados nos últimos anos, a infraestrutura nacional ainda necessita superar deficiências para proporcionar ao país condições de competir no cenário internacional. Entre os principais obstáculos apontados pela confederação, destacam-se entraves regulatórios, a morosidade no processo de licenciamento ambiental e a insuficiência de investimentos.

O estudo da CNI elencou oito pilares considerados essenciais para a modernização da infraestrutura brasileira, incluindo a transformação do investimento em infraestrutura em uma política de Estado, a garantia de sua melhor governança e a ampliação responsável e economicamente racional dos investimentos públicos, direcionando-os para projetos de maior retorno para a sociedade.

A CNI também recomenda que o governo adote rigor nos critérios de seleção de investimentos públicos e parcerias público-privadas, promova maior segurança jurídica para os investimentos privados, aprimore a regulação do setor de infraestrutura e amplie a participação dos mercados de capitais no financiamento de projetos de infraestrutura.

Outros pontos considerados relevantes são o fortalecimento do papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como estruturador de projetos sustentáveis de infraestrutura e o apoio à expansão gradual dos investimentos em infraestrutura até atingir um patamar de, no mínimo, 4% do PIB.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

cni investimento infraestrutura PIB economia

LEIA MAIS

TARIFAÇO

Trump eleva tarifa sobre produtos brasileiros para 50%

JOGO DE PERDE-PERDE

EUA perderão mais que o Brasil com tarifaço de Trump, mostra estudo

ECONOMIA

Haddad: negociações com os EUA continuarão mesmo com tarifaço em vigor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Câmara dos Deputados

Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano

3

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

4

RACHA INTERNO

Em novo fogo amigo, Eduardo Bolsonaro critica Nikolas Ferreira

5

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES