Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
GOVERNO
Congresso em Foco
1/7/2025 10:44
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (1) que está aguardando o retorno de uma ligação que fez para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na semana passada. O comandante da economia no governo Lula diz que até agora não entendeu por que o decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi derrubado no Congresso.
A declaração foi feita em frente ao Ministério da Fazenda. Haddad mencionou a ligação ao ser questionado por jornalistas sobre como está a sua relação com o presidente da Câmara.
"Estou aguardando o retorno de uma ligação que eu fiz para ele", respondeu Haddad. "Tem que ficar à vontade também, né, não vou... O presidente Hugo Motta frequentou o Ministério da Fazenda como poucos parlamentares. Ele é uma pessoa que é considerada amiga do Ministério da Fazenda. Por todos aqui, não é só de mim. E ele sabe que tem livre trânsito comigo".
Ministro diz que não houve "traição"
Questionado sobre o comentário de que o Congresso teria traído o governo Lula ao derrubar o decreto, Haddad disse que o termo não cabe na situação. "Temos respeito pelo congresso. Esse tipo de expressão não cabe numa relação institucional", afirmou.
"O que nós não sabemos é a razão pela qual mudou o encaminhamento que tinha sido anunciado no domingo", completou o ministro, referenciando uma reunião feita na Residência Oficial da Câmara. "Vamos manter o diálogo para entender melhor o que se passou".
LEIA MAIS
SABONETES E PERFUMES
Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais
TENSÃO ENTRE VIZINHOS
Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei
SEGURANÇA PÚBLICA
PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais