Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça dos EUA intima Moraes em ação da Trump Media e da Rumble

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MUNDO

Justiça dos EUA intima Moraes em ação da Trump Media e da Rumble

Companhias pedem que ordens do ministro não tenham validade nos Estados Unidos.

Congresso em Foco

8/7/2025 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Justiça da Flórida intimou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a responder a uma ação movida pelas empresas Trump Media e Rumble. Ambas acusam o magistrado de praticar censura ao determinar o bloqueio de perfis em redes sociais, como os do jornalista Allan dos Santos. As plataformas pedem que as decisões de Moraes não tenham validade nos Estados Unidos.

A intimação, expedida na segunda-feira (7), estipula um prazo de 21 dias para que Moraes apresente uma resposta formal ou uma moção de contestação. Caso o ministro não se manifeste no período estabelecido, o tribunal americano poderá emitir uma sentença à revelia - ou seja, automaticamente favorável às empresas, com base na petição inicial.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é o alvo de ação da plataforma Rumble nos Estados Unidos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é o alvo de ação da plataforma Rumble nos Estados Unidos.Pedro Ladeira/Folhapress

Empresas alegam censura

As companhias argumentam que o ministro violou a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. Segundo a ação, as ordens do STF estariam impedindo cidadãos norte-americanos de acessar conteúdos políticos legítimos, gerando censura no território dos Estados Unidos.

O nome de Allan dos Santos é citado como um dos principais alvos da decisão brasileira. Jornalista e nfluenciador político de direita, Allan teve a prisão preventiva decretada por Moraes em 2021 no âmbito do inquérito das fake news. Hoje está foragido e vive nos Estados Unidos.

O conflito teve início em fevereiro, quando Moraes determinou que a Rumble bloqueasse contas associadas a Allan, interrompesse repasses financeiros ao jornalista e apresentasse um representante legal com poderes no Brasil. A empresa, no entanto, alegou que seus advogados não tinham autoridade formal para agir em nome da companhia no país e se retiraram do caso.

Rumble suspenso

Após o não cumprimento da decisão, o STF suspendeu temporariamente a operação do Rumble no Brasil. A plataforma, então, recorreu à Justiça americana pedindo proteção contra o que chamou de abuso de poder por parte do ministro do STF. A Trump Media, empresa ligada ao presidente Donald Trump, aderiu ao processo, alegando defesa da liberdade digital.

Trump publicou, na segunda-feira (7), uma mensagem em rede social em defesa de Jair Bolsonaro, dizendo que o ex-presidente é alvo de uma "caça às bruxas". O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro, está nos Estados Unidos, segundo ele próprio, para "buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos" - termo que, de acordo com ele, decreve o ministro Alexandre de Moraes.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Justiça dos EUA Trump Media rumble estados unidos Alexandre de Moraes STF

Temas

Mundo Justiça

LEIA MAIS

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

Justiça

Moraes mantém preso réu por tentar de bombardear aeroporto em Brasília

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRANSPORTE GRATUITO

Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento

2

TRANSPORTE GRATUITO

Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil

3

VÍDEO

Haddad é "mais liberal que Paulo Guedes", diz Soraya Thronicke

4

Valorização

Câmara aprova transporte escolar para professores da zona rural

5

TRANSPORTE PÚBLICO

Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES