Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado vota aumento de militares e tem pauta fria na semana pré-férias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

AGENDA DA SEMANA

Senado vota aumento de militares e tem pauta fria na semana pré-férias

Parlamentares se debruçam sobre medida provisória que reajusta soldos nas Forças Armadas em 9%.

Congresso em Foco

14/7/2025 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pauta do Senado Federal divulgada para a semana pré-recesso não indica grandes perturbações - se não houver nenhuma turbulência de última hora. Nos próximos dias, os parlamentares da Casa Alta têm uma lista relativamente curta de textos para se debruçar, com destaque para a medida provisória de reajuste para o salário dos militares que já foi aprovada pela Câmara.

Plenário do Senado entra na última semana antes do recesso parlamentar.

Plenário do Senado entra na última semana antes do recesso parlamentar.Carlos Moura/Agência Senado

A MP 1.293, de 2025, reajusta o soldo dos militares em 9% de forma escalonada: 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Como as medidas provisórias começam a funcionar logo quando são publicadas, o aumento já entrou em vigor. Com a confirmação no Senado, o reajuste fica permanente.

O recesso parlamentar começa oficialmente em 18 de julho, sexta-feira. Leia abaixo o que está na pauta para ser votado até lá.

Terça-feira (15)

A sessão plenária de terça vai contar como terceiro dia de discussão para a PEC 76/2019, que inclui as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública. A regra do Congresso é que cinco sessões são necessárias, o que significa que o texto só deve ser de fato votado em primeiro turno depois das férias.

Os seguintes projetos estão na pauta de terça e podem ser votados:

  • O PL 2/2025, que reestrutura a magistratura da Justiça Federal da 1ª Região ao transformar quatro cargos vagos de juiz federal substituto em três cargos de juiz federal efetivo. A proposta também cria a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no Piauí, com sede em Teresina e atuação em todo o estado.
  • O PL 1.440/2019, que inclui 22 municípios do Rio de Janeiro na área do semiárido, permitindo que agricultores familiares dessas regiões acessem o Benefício Garantia-Safra. O texto também cria um fundo de desenvolvimento econômico voltado ao Norte e ao Noroeste Fluminense.
  • O PDL 261/2024, que aprova um acordo entre Brasil e Polônia para eliminar a dupla tributação sobre a renda e prevenir evasão e elisão fiscais. O tratado estabelece regras claras para tributar rendimentos entre os dois países e prevê cooperação entre suas administrações tributárias.

Quarta-feira (16)

A sessão de quarta está reservada para a deliberação da MP 1.293/2025, do aumento para os militares. A contagem para a PEC da polícia científica também vai contar mais um dia de discussão, e a sessão ainda pode ser usada para votar itens remanescentes da terça. Outros projetos estão na pauta desse dia:

  • O PL 1.764/2024, que propõe ações para prevenção e enfrentamento do parto prematuro no Brasil. A proposta institui o Novembro Roxo, o Dia Nacional da Prematuridade e a Semana da Prematuridade.
  • O PL 3.148/2023, que cria regras para que comunidades indígenas, quilombolas e do campo escolham, com participação direta, os nomes de suas instituições públicas de ensino. O texto exige que os nomes reflitam aspectos culturais das comunidades e proíbe homenagens a pessoas vivas ou envolvidas em violações de direitos humanos.
  • O PDL 479/2023, que confirma um acordo entre Brasil e União Europeia que atualiza as regras de isenção de visto para estadias de curta duração. O texto padroniza o prazo de 90 dias dentro de um período de 180 dias para a permanência máxima.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

agenda da semana senado federal Forças Armadas

Temas

Congresso

LEIA MAIS

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

CONGRESSO NACIONAL

Senado vai sabatinar indicados para agências reguladoras em agosto

AGENDA DA SEMANA

Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CARTA ABERTA

Michelle lê carta direcionada a Lula e pede para "baixar as armas"

2

História

Pedido de intervenção dos EUA tem precedentes na história do Brasil

3

VÍDEO

Deputado diz que vai usar emendas para bancar show de Wesley Safadão

4

Segurança pública

Deputado propõe tirar do presidente poder de classificar armas

5

ECA

Projeto altera ECA para proteger crianças no ambiente digital

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES