Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
17/7/2025 15:35
O Senado instalou nesta quinta-feira (17) a comissão temporária externa que ficará encarregada de trabalhar nas negociações junto ao governo dos Estados Unidos para tentar reverter o pacote tarifário de 50% sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente Donald Trump. O grupo deverá viajar rumo a Washington D.C. no final do mês.
O time de parlamentares conta com perfis diversos. O colegiado será coordenado por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), entra como titular acompanhado do líder do PT, Rogério Carvalho (PT-SE), que ocupa uma cadeira de suplente. Dois ex-ministros do governo Bolsonaro participarão das negociações: Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Tereza Cristina (PP-MS).
Em suas redes sociais, Trad manifestou a urgência para solucionar a disputa comercial Brasil-Estados Unidos, mesmo faltando ainda pouco menos de duas semanas para o início do efeito do tarifaço. "A tarifa, mesmo antes de ser aplicada, já compromete cadeias produtivas, empregos e contratos nos dois países", afirmou. Seu plano é sensibilizar o parlamento norte-americano sobre a necessidade de uma solução.
O senador também espera, com isso, instituir um grupo interparlamentar entre os dois países. "Não se trata de ideologia, e sim de pragmatismo. O comércio internacional exige previsibilidade e pontes sólidas. Os senadores não podem se omitir", declarou.
Confira a lista de membros da comissão:
Titulares:
Nelsinho Trad (PSD-MS)
Teresa Cristina (PP-MS)
Jacques Wagner (PT-BA)
Fernando Farias (MDB-AL)
Suplentes:
Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Esperidião Amin (PP-SC)
Carlos Viana (Podemos-MG)
JUDICIÁRIO
Câmara dos Deputados
Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta