Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alckmin se reúne com big techs para discutir tarifas de Trump

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tarifaço

Alckmin se reúne com big techs para discutir tarifas de Trump

Participaram representantes de Meta, Google, Apple e Visa.

Congresso em Foco

22/7/2025 8:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reuniu-se nesta segunda-feira (21) com representantes de big techs para discutir o tarifaço que o governo de Donald Trump pretende impor às importações brasileiras para os Estados Unidos.

A reunião, incluída de última hora na agenda, ocorreu no Palácio do Planalto e foi convocada pela comissão interministerial, coordenada por Alckmin, que está em diálogo com os setores da economia que podem ser impactados pela imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos a partir de 1º de agosto.

Após a reunião, Alckmin declarou que o encontro foi proveitoso e abriu espaço para um diálogo construtivo. Ele negou que a taxação das big techs, cogitada como uma possível retaliação do Brasil, tenha sido abordada. "Elas são investidores no Brasil. Demonstraram que o Brasil é relevante no trabalho delas para crescerem no país e ficaram de nos encaminhar na sequência algumas questões que para eles são mais relevantes. Abrimos um bom diálogo", declarou.

Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin durante a coletiva de imprensa.

Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin durante a coletiva de imprensa.Júlio César Silva/MDIC

Embora o Pix seja um ponto de divergência entre as big techs e o Brasil, Alckmin ressaltou que as empresas defenderam o uso do Pix para todos. "O Pix é um sucesso absoluto, facilitou a vida das pessoas. Nada impede que outras empresas participem da forma de pagamento. Elas falaram que defendem o Pix para todos. O que é importante? É que tem que ser de graça. É um sucesso, um exemplo para o mundo. Muita gente vem para o Brasil para ver como fazer", afirmou.

Sobre as tarifas de Trump, Alckmin informou que o Brasil está em negociações com o governo americano "pelos canais institucionais e de forma reservada", sem detalhar os interlocutores dos Estados Unidos.

De acordo com a vice-presidência da República, estiveram presentes representantes de empresas como Visa, Apple, Expedia e Meta, além do Google e da Câmara Brasileira da Economia Digital. Também participaram representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e da vice-presidência.

Na semana passada, o governo Trump anunciou a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, alegando práticas desleais, como corrupção, desmatamento, decisões que limitam a atuação das big techs e o Pix, que supostamente prejudicaria empresas financeiras americanas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Brasil tarifas EUA Geraldo Alckmin big techs Donald Trump

LEIA MAIS

Diplomacia

Comitiva paulista viaja em missão de aproximação com Israel

Internacional

Comissão dos EUA divulga 33 mil páginas de documentos do caso Epstein

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Audiência

Audiência de ação do PT contra Jojo Todynho por difamação é marcada

2

Congresso Nacional

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

3

TENTATIVA DE GOLPE

Saiba quais os caminhos até a anistia virar lei

4

JUDICIÁRIO

Alexandre de Moraes rebate acusações de Tagliaferro

5

alimentação escolar

Comissão aprova projeto que considera custo amazônico na educação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES