Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Taxação às bets
Congresso em Foco
10/8/2025 7:00
O deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) apresentou o projeto de lei 4518/2024, que propõe direcionar 1% da arrecadação pública das bets para o Fundo Nacional do Esporte (Fundesporte). A proposta altera a Lei das Loterias (13756/2018) ao sugerir redução no percentual que é destinado ao Ministério do Esporte de 22,1% para 21,1%.
No documento, o parlamentar argumenta que o projeto visa levar recursos aos esportes por meio de novas fontes de receita. "Acreditamos ser possível expandir a atuação do poder público para direcionar mais recursos à diversidade de modalidades esportivas existentes", afirmou. Segundo ele, o futebol concentra os recursos de maneira excessiva: "A preferência culturalmente nutrida por essa modalidade tende a gerar uma discrepância significativa entre os investimentos direcionados a ela e as demais".
Instituído em 2024 pela Lei Geral do Esporte (14597/2023), o Fundesporte possui 11 fontes de receita dos Três Poderes e prevê a utilização dos recursos para ações esportivas, como construção de ginásios, realização de competições e formação de treinadores.
O projeto segue para as comissões do Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para que se torne lei, a proposta necessita de aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Caso haja unanimidade, a análise em caráter conclusivo substitui votação em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Fidelização Proibida
Projeto de lei proíbe cláusula de fidelização em serviços contratados
Não me perturbe
BATALHA NO CONGRESSO
Nikolas ameaça Alcolumbre; é possível afastar presidente do Congresso?
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Itamaraty convoca diplomata dos EUA por novas ameaças ao STF