Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde
Congresso em Foco
1/9/2025 7:30
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados deliberou favoravelmente ao projeto de lei que estabelece o Programa Nacional de Vacinação dos Pacientes com Câncer, com o objetivo de fortalecer a imunização tanto dos pacientes, quanto de seus familiares residentes no mesmo domicílio.
Conforme a proposição, no momento do diagnóstico, o paciente receberá informações detalhadas sobre o período apropriado para a vacinação e os imunizantes mais indicados. Adicionalmente, os órgãos governamentais promoverão campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação.
O texto aprovado é o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), em resposta ao projeto de lei 5024/2023, de autoria do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG). A relatora propôs uma nova redação com o intuito de adequar o texto à legislação vigente.
Segundo a deputada, "o estímulo à vacinação nas escolas e a criação de Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais tende a ampliar o acesso das crianças e adolescentes com neoplasia maligna e de seus familiares a vacinas importantes e específicas, o que contribuiria para diminuir as complicações de saúde e a necessidade de intervenções hospitalares".
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Temas
LEIA MAIS
Saúde e tecnologia
iFood e Ministério da Saúde firmam parceria em prol da saúde pública
ATRITO DIPLOMÁTICO
Mais Médicos foi um "golpe diplomático", diz embaixada dos EUA
Inovação
Direito dos estudantes
Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior