Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ECONOMIA
Congresso em Foco
4/9/2025 15:30
O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (4) em Belo Horizonte, a criação do programa "Gás do Povo", que amplia o antigo Auxílio Gás e passa a garantir botijão gratuito para famílias de baixa renda. A nova política alcançará 15,5 milhões de lares, cerca de 50 milhões de pessoas, triplicando o número de beneficiários.
O modelo anterior repassava o valor em dinheiro, o que permitia outros usos. Agora, o botijão de gás será retirado diretamente em revendas credenciadas. Para isso, o beneficiário poderá apresentar vale digital, cartão específico, QR code emitido na Caixa ou o próprio cartão do Bolsa Família. O governo afirma que o novo sistema aumenta a transparência e facilita a fiscalização.
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal per capita de até meio salário mínimo serão atendidas. Quem recebe o Bolsa Família tem prioridade. A quantidade de botijões por ano varia conforme o número de pessoas na residência: até três para dois integrantes; quatro, no caso de três membros; e seis para famílias com quatro ou mais.
A retirada será feita nos pontos de revenda participantes, identificados com sinalização própria. Caso não haja revenda no município, distribuidoras com grande participação no estado deverão garantir o fornecimento em cidades vizinhas. O frete, se houver entrega em casa, ficará por conta do morador.
O valor do benefício será calculado com base nos preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ajustado por estado. Não haverá pagamento em dinheiro. Se o botijão custar menos que o valor de referência, não haverá troco. A revenda será ressarcida pela Caixa Econômica Federal.
A expectativa do governo é distribuir cerca de 65 milhões de botijões por ano. O financiamento será integralmente público. Estão previstos R$ 3,57 bilhões no orçamento de 2025 e R$ 5,1 bilhões para 2026.
Tags
Temas
LEIA MAIS
Presunção de inocência
Lula comenta julgamento de Bolsonaro no STF: "se é inocente, prove"
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Julgamento do Golpe
Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo