Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dia da Amazônia é marcado por sessão solene na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pauta ambiental

Dia da Amazônia é marcado por sessão solene na Câmara

Evento foi marcado por manifestos em defesa das terras indígenas e dos povos tradicionais.

Congresso em Foco

5/9/2025 14:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na quinta-feira (4), a Câmara dos Deputados, realizou sessão solene em homenagem ao Dia da Amazônia, data instituída pela lei 11621/2007 para 5 de setembro. O momento, marcado por manifestos em defesa das terras indígenas e dos povos tradicionais, recebeu autoridades no tema.

A assessora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) Alana Manchineri solicitou que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) enfatize o papel da Amazonia para desacelerar o aquecimento do planeta. "Nossas terras são barreiras contra o desmatamento, por isso exigimos que seja reconhecida e valorizada a nossa contribuição climática, incluindo a garantia dos direitos territoriais e a proteção contra invasões", disse. O encontro deste ano ocorrerá em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro. Presente, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, concordou: "Nesses tempos desafiadores de crise climática e a menos de dois meses da COP30, falar da Amazônia e do papel essencial dos territórios indígenas na redução das emissões de gases do efeito estufa é um chamado à consciência".

A sessão partiu de solicitação coletiva de nove deputados.

A sessão partiu de solicitação coletiva de nove deputados.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A oportunidade foi aproveitada para entrega do documento final da Semana da Sociobiodiversidade, pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Entregue aos parlamentares, o manifesto sugere soluções que conciliam sustentabilidade, conservação da biodiversidade e justiça social. "Homenagear a Amazônia também é reconhecer que esse é um bioma vivo, a maior biodiversidade do mundo. Acredito que o maior patrimônio dessa Amazônia são seus povos que prestam o serviço de guardar, de cuidar desse lugar", afirmou a ambientalista Ângela Mendes, filha do seringueiro Chico Mendes.

"Essa data nos convoca não apenas à celebração de um bioma singular, mas à reflexão sobre o papel de todos os atores, Estado, povos originários, comunidades tradicionais, sociedade civil, setor produtivo e academia, na sua preservação", acrescentou a parlamentar. Os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário enviaram representantes, que relembraram ações em curso para a proteção do bioma e da população amazônica.

Solicitaram o debate os deputados: Airton Faleiro (PT-PA), Amom Mandel (Cidadania-AM), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Laura Carneiro (PSD-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ), Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Rodrigo Gambale (Podemos-SP), Socorro Neri (PP-AC) e Sidney Leite (PSD-AM).

Leia Mais

Governo lança página para detalhar gastos e obras da COP30

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

DIA DA AMAZÔNIA sessão solene Socorro Neri Câmara

Temas

Congresso

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

Saiba quais os caminhos até a anistia virar lei

Insalubridade

Comissão da Câmara aprova redução de idade para aposentadoria especial

Educação

Projeto que garante material escolar na rede pública avança na Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES