Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Bets
Congresso em Foco
9/9/2025 11:00
Com o objetivo de responsabilizar instituições financeiras por negligência, omissão ou participação em operações financeiras relacionadas a jogos de azar ilegais ou organizações criminosas, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou o projeto de lei 2359/2025, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP), que altera a lei 13506/2017 para acrescentar a conduta na lista de infrações.
A decisão acompanhou o parecer favorável do relator, deputado Pauderney Avelino (União-AM), sob argumento de que "a proposição contribui para fortalecer os mecanismos de prevenção e controle de atividades ilícitas referentes a jogos de azar ilegais e organizações criminosas".
Segundo a proposta, as normas se aplicam a outras instituições supervisionadas pelo Banco Central e integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Para Kataguiri, o texto também incentiva que instituições financeiras criem mecanismos eficazes para a identificação, denúncia e mitigação dos riscos associados a essas operações.
Ao tornar a regulamentação mais clara e objetiva, este projeto reduz brechas que poderiam ser exploradas para a continuidade dessas atividades ilegais. Além disso, envia um sinal firme de que o Estado está vigilante e não permitirá que o sistema financeiro seja utilizado para sua perpetuação.
Na Câmara, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por tramitar em caráter conclusivo, o consenso entre os dois colegiados exclui a necessidade de deliberação em Plenário.
LEIA MAIS
TENTATIVA DE GOLPE
Presidente da CCJ do Senado diz que não pautará anistia para Bolsonaro
Desenvolvimento Naval
Comissão de Infraestrutura aprova criação de frente para navegação
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista