Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Núcleo 1
Congresso em Foco
9/9/2025 | Atualizado às 14:46
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por participação em suposto plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022. O voto do relator foi concluído por volta das 14h25.
Segundo Moraes, todos os acusados devem ser responsabilizados pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). "Os réus, portanto, praticaram todas as infrações penais imputadas pela Procuradoria-Geral da República em concurso de agentes e em concurso material", afirmou.
No caso de Bolsonaro, Moraes o considerou líder da organização criminosa e votou por sua condenação pelos cinco crimes imputados pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Além do ex-presidente, o relator também votou pela condenação de:
Todos respondem pelos mesmos crimes atribuídos a Bolsonaro, com exceção de Alexandre Ramagem, que, em razão da imunidade parlamentar, teve suspensa pela Câmara a tramitação das acusações relativas a fatos posteriores à sua diplomação. Nesse caso, ele responde apenas por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
O julgamento será retomado no plenário do STF às 15h30, com os demais ministros ainda apresentando seus votos.
LEIA MAIS
TENTATIVA DE GOLPE
Julgamento do Golpe
Isenção Tributária
Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50
Relações EUA-Brasil
Bolsonaro é "página virada" para Trump, diz ex-embaixador dos EUA
Trabalho Digno
Câmara dos Deputados
Júlia Zanatta propõe punição por denúncias falsas na Maria da Penha