Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Minerais Críticos
Congresso em Foco
10/9/2025 14:00
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promoverá, na quinta-feira (11), um seminário dedicado à análise da intrínseca relação entre a exploração de minerais críticos e a problemática da crise climática.
O evento, agendado para as 10h no plenário 2, reunirá especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil, visando aprofundar a discussão acerca dos efeitos decorrentes da crescente demanda global por minerais estratégicos, a exemplo do lítio, cobalto e terras raras.
O seminário atende a uma solicitação do 1º vice-presidente do colegiado, o deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo o parlamentar, "considerados essenciais e estratégicos para o processo de transição energética em curso, a corrida global pelo acesso e exploração de minerais críticos está provocando uma série de impactos e contradições com o ideário de uma transição justa, democrática e inclusiva".
Tatto ressaltou que, no contexto brasileiro, a atividade mineradora tem intensificado a insegurança hídrica, a vulnerabilidade a eventos climáticos extremos e os riscos socioambientais em estados como Pará, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
"O mundo caminha para migrar de uma Era do Petróleo para a Era dos Minerais Estratégicos", asseverou o deputado, complementando que o Brasil possui um potencial significativo para assumir uma posição de liderança na transição energética, em virtude de suas vastas reservas minerais.
"Transformar essa potência em força de um projeto de desenvolvimento justo, igualitário, democrático e sustentável é o desafio que temos pela frente", concluiu.
LEIA MAIS
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
AÇÃO PENAL DO GOLPE
Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux