Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Embate na CCJ
Congresso em Foco
10/9/2025 17:42
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto trocaram acusações diretas durante a audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10). A sessão integra o processo que pode levar à cassação do mandato da parlamentar, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atualmente presa na Itália.
Zambelli tentou descredibilizar o hacker ao citar contradições em seus depoimentos. "O senhor disse que foi cinco vezes ao Ministério da Defesa. E aí o ministro da Defesa te desmentiu dizendo que não te recebeu. A gente acredita em quem? Em um hacker ou no ministro da Defesa?", questionou.
Delgatti rebateu de forma irônica: "Ambos são réus".
A deputada insistiu, destacando a posição do ex-ministro como general de quatro estrelas. "Aí fica para quem estiver ouvindo decidir em quem acreditar: em você ou em um ministro da Defesa, que disse que não te recebeu nenhuma vez."
O embate se estendeu quando Delgatti reafirmou que permaneceu cerca de 20 dias no apartamento funcional de Zambelli em Brasília. A parlamentar negou: "Você passou algumas horas lá. Quem quiser acreditar em mim, acredita. Esse processo é baseado em acreditar no Walter ou na Carla."
O hacker retrucou: "Ou então nas câmeras. Em seu apartamento tem câmeras."
Zambelli devolveu: "Então vamos pegar as câmeras, porque 20 dias você não passou lá nem que a vaca tussa e nem que o céu abrisse agora no meio. O senhor nunca passou 20 dias lá, apenas algumas horas, inclusive com o seu advogado ao lado."
Condenação no STF
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, além da perda do mandato, por ordenar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para descredibilizar o processo eleitoral. Depois da fuga para a Itália e prisão pela Interpol, a parlamentar tornou-se alvo de processos paralelos no Congresso.
Na CCJ, deputados agora avaliam se mantêm seu mandato, em meio a depoimentos que reforçam o clima de tensão e descrédito em torno da defesa da parlamentar.
Temas
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
AÇÃO PENAL DO GOLPE
Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux